5º Seminário LGBTQIA+ debaterá os males da ‘cura gay’
Diversidade

5º Seminário LGBTQIA+ debaterá os males da ‘cura gay’

Terapias de conversão são tortura psicológica para reprimir população queer

Redação da Revista Movimento 4 jun 2024, 11:00

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL) e a Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+ da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizam, no próximo dia 13 de junho, o 5º Seminário LGBTQIA+. O evento – que terá como tema “Preconceito tem cura: Pelo fim dos armários e das terapias de conversão” – será realizado no auditório da Câmara.

A ideia é debater as perigosas “terapias de conversão”, proibidas pelo Conselho Federal de Psicologia, mas preconizada por certas religiões para reprimir a orientação sexual e a identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+. Conforme o mandato de Feliz, esse não é um movimento isolado:

“Fundamentalistas religiosos, aliados à extrema direita, se organizam em todo o mundo para normalizar e institucionalizar a chamada ‘cura gay’. Milhares de LGBTs em todo o mundo ainda são vítimas desse tipo de tortura psicológica e até física, oferecida por  pessoas e entidades que cometem charlatanismo para propagar a LGBTfobia”. 

Hoje, pelo menos 15 países proíbem ou restringem as “terapias de conversão”, entre eles estão Canadá, Bélgica, Alemanha, França, Nova Zelândia, Islândia, Espanha e, mais recentemente, o México”).  

“Precisamos nos organizar politicamente para criminalizar em todo o Brasil esse tipo de conduta, que submete as pessoas LGBT+ aos tratamentos mais degradantes e a todo tipo de violação dos seus direitos humanos”.

A 5ª edição do Seminário LGBTQIA+ contará com a presença de especialistas, ativistas, organizações da sociedade civil e governamentais que discutirão os danos para a saúde causados por esse tipo de prática, além de buscar soluções para garantir que a comunidade LGBT+ tenha uma vida longínqua e protegida pelo Estado.   

Interessados podem se inscrever neste link

Confira a programação:

13h – Mesa de abertura

15h – Painel 1: Gerações LGBTQIA+: os desafios da LGBTfobia na infância, juventude e terceira idade

16h15 – Apresentação de ballroom

16h30 – Coffee Break

17h – Painel 2: Cure seu preconceito: a tortura por conversão sexual e de identidade de gênero


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi