Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil
O governo federal divulgou nesta quinta-feira (6) um programa para conceder duas parcelas do salário mínimo aos trabalhadores formais de municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mais de 430 mil trabalhadores devem ser beneficiados.
O anúncio foi feito durante a quarta visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado desde o início da catástrofe climática, em abril. Acompanhado de cinco ministros, ele visitou duas cidades no Vale do Taquari, a 100 km de Porto Alegre.
Conforme o ministro da Trabalho, Luiz Marinho, a medida é voltada para trabalhadores em regime CLT, trabalhadores domésticos, estagiários registrados e pescadores artesanais. Em junho e agosto, essa população receberá auxílio de R$ 1.412. O montante dos recursosé de cerca de R$ 1 bilhão, autorizado em novo crédito extraordinário.
A iniciativa atende a um pedido do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), que solicitou ao governo federal um programa que evite uma alta do desemprego ante a crise econômica trazida pelas enchentes. Em contrapartida ao pagamento dos salários, as empresas têm de se comprometer a não demitir os funcionários por quatro meses.
Tatiana Py Dutra é jornalista da Revista Movimento.