Organização lança campanha por fim de contratos entre Brasil e Israel
Palestina durante manifestações em Gaza no último dia 14 - Khalil Hamra

Organização lança campanha por fim de contratos entre Brasil e Israel

Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções questiona acordos militares que podem estimular genocídio na Palestina

Redação da Revista Movimento 27 jun 2024, 10:00

Foto: Reprodução

Para pressionar o governo federal a revogar contratos de segurança com Israel, o Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) do Brasil lançou um manifesto com o apoio de mais de 70 organizações – entre partidos, sindicatos e movimentos sociais. Segundo o site Opera Mundi, os organizadores da campanha entendem que esses contratos “podem ser utilizados na prática ou na facilitação de violações graves do Direito Internacional Humanitário e dos Direitos Humanos, incluindo crimes de guerra e genocídio na Faixa de Gaza e Cisjordânia”.

A maior parte dos acordos foram firmados durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022), mas seguem em vigor apesar de o governo Lula se manifestar publicamente contrário contra o genocídio em andamento na Palestina. Os contratos preveem compra ou venda de armas, munições e outros equipamentos militares, além de softwares e tecnologias ligadas ao setor de segurança.

Este ano, as Forças Armadas brasileiras fecharam contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI), sem licitação, de R$ 86 milhões para manutenção de drones – acordo que gerou um pedido de informações dos deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Glauber Braga (RJ) ao Itamaraty. 

Além da revogação desse contrato, o BDS questiona a exportação brasileiro para Israel.

“O Brasil é um dos dos principais fornecedores, abastecendo os jatos e os tanques usados nos ataques genocidas”, diz o movimento..

De 1 a 7 de julho, o BDS fará campanha pelo embargo militar a Israel, e o 3 de julho foi escolhido como Dia Nacional de Mobilização.

“Revogar esses acordos significa também rejeitar qualquer cumplicidade com uma indústria diretamente responsável pelo maior genocídio do século XXI até o momento. Algo bastante importante para um líder que busca se colocar ao lado dos oprimidos e dos trabalhadores”, afirmou a organização à Opera Mundi. “O Brasil tem a oportunidade de ir além das palavras e dar passos concretos para pressionar Israel a acabar com o genocídio em Gaza e desmantelar o seu regime de apartheid”, declarou.

*Com informações do Opera Mundi


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 26 mar 2025

Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!

A recente decisão do STF fortalece a luta pela prisão de Bolsonaro e seus aliados golpistas
Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"