Organização lança campanha por fim de contratos entre Brasil e Israel
Palestina durante manifestações em Gaza no último dia 14 - Khalil Hamra

Organização lança campanha por fim de contratos entre Brasil e Israel

Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções questiona acordos militares que podem estimular genocídio na Palestina

Redação da Revista Movimento 27 jun 2024, 10:00

Foto: Reprodução

Para pressionar o governo federal a revogar contratos de segurança com Israel, o Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) do Brasil lançou um manifesto com o apoio de mais de 70 organizações – entre partidos, sindicatos e movimentos sociais. Segundo o site Opera Mundi, os organizadores da campanha entendem que esses contratos “podem ser utilizados na prática ou na facilitação de violações graves do Direito Internacional Humanitário e dos Direitos Humanos, incluindo crimes de guerra e genocídio na Faixa de Gaza e Cisjordânia”.

A maior parte dos acordos foram firmados durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022), mas seguem em vigor apesar de o governo Lula se manifestar publicamente contrário contra o genocídio em andamento na Palestina. Os contratos preveem compra ou venda de armas, munições e outros equipamentos militares, além de softwares e tecnologias ligadas ao setor de segurança.

Este ano, as Forças Armadas brasileiras fecharam contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI), sem licitação, de R$ 86 milhões para manutenção de drones – acordo que gerou um pedido de informações dos deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Glauber Braga (RJ) ao Itamaraty. 

Além da revogação desse contrato, o BDS questiona a exportação brasileiro para Israel.

“O Brasil é um dos dos principais fornecedores, abastecendo os jatos e os tanques usados nos ataques genocidas”, diz o movimento..

De 1 a 7 de julho, o BDS fará campanha pelo embargo militar a Israel, e o 3 de julho foi escolhido como Dia Nacional de Mobilização.

“Revogar esses acordos significa também rejeitar qualquer cumplicidade com uma indústria diretamente responsável pelo maior genocídio do século XXI até o momento. Algo bastante importante para um líder que busca se colocar ao lado dos oprimidos e dos trabalhadores”, afirmou a organização à Opera Mundi. “O Brasil tem a oportunidade de ir além das palavras e dar passos concretos para pressionar Israel a acabar com o genocídio em Gaza e desmantelar o seu regime de apartheid”, declarou.

*Com informações do Opera Mundi


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores