Caro Ministro Fernando Haddad
52626557519_b7aa93665a_b

Caro Ministro Fernando Haddad

A defesa dos pisos constitucionais da saúde e educação é tarefa imprescindível no momento atual

David Deccache 26 jul 2024, 15:16

Foto: Ricardo Stuckert/Flickr

Via X

Não são apenas algumas pessoas que dizem isso; é a matemática mais elementar, algo que o senhor deveria dominar. Vocês criaram um Arcabouço Fiscal que, propositadamente ou por “descuido”, é incompatível, matematicamente, com os pisos constitucionais da saúde e educação. Ignorar esses fatos é um desrespeito flagrante à democracia.

Além disso, é realmente desconcertante que candidatos às prefeituras não priorizem a defesa pública e enfática do piso da saúde. Essa omissão é ainda mais alarmante diante do impacto inevitável e prejudicial que esse retrocesso trará aos municípios.

Por fim, se o senhor respeita a democracia, o programa eleito nas urnas e a luta histórica da classe trabalhadora para garantir a proteção constitucional aos pisos, deveria, com urgência, rechaçar qualquer possibilidade de retrocesso na taxa de crescimento obrigatória dos gastos com saúde e educação. Isso implica, necessariamente, a revisão completa do Novo Arcabouço Fiscal tal como está hoje.

Veja a matéria completa do G1 : Debate sobre regras atuais que vinculam despesas do governo é legítimo, diz Haddad


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores