Colômbia pede “contagem de votos e verificação” das eleições venezuelanas
canciller_de_colombi

Colômbia pede “contagem de votos e verificação” das eleições venezuelanas

Representante do governo de Gustavo Petro cobra transparência na apuração das eleições que deram vitória a Nicolás Maduro

Aporrea.org 29 jul 2024, 14:16

Foto: Aporrea/Reprodução

Via Aporrea

Na madrugada de segunda-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo (foto), fez uma declaração sobre a questionada reeleição de Nicolás Maduro, no que seria seu terceiro mandato na presidência da Venezuela.

“Depois de manter contato permanente com todos os atores políticos envolvidos nas eleições presidenciais que ocorreram na República Bolivariana da Venezuela e de conhecer os resultados preliminares comunicados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), consideramos fundamental que as vozes de todos os setores sejam ouvidas”, escreveu o ministro em sua conta no X.

Conforme o chanceler, a comunidade internacional e o povo venezuelano esperam que prevaleçam a transparência e as garantias eleitorais para todos os setores.

“É importante esclarecer quaisquer dúvidas sobre os resultados. Isso implica que os observadores e observadores internacionais apresentem suas conclusões sobre o processo”, disse Murillo. “Solicitamos que uma contagem, verificação e auditoria independente dos votos seja realizada o mais rápido possível. Os resultados eleitorais de um dia tão importante devem ter toda a credibilidade e legitimidade possíveis para o bem da região e, acima de tudo, para o povo venezuelano”, pontuou.

Vale ressaltar que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou o atual presidente Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais, com 51,20% dos votos, contra 44,2% do candidato da oposição Edmundo González Urrutia.

Com 80% das seções eleitorais apuradas, o CNE declarou que Nicolás Maduro obteve 5.150.092 votos, enquanto González recebeu 4.445.978, o equivalente a 44,2% dos votos.

Por sua vez, a opositora María Corina Machado reivindicou a vitória de González e disse que o candidato da oposição obteve 70% dos votos no dia.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi