Deputado Fábio Felix denuncia Bia Kicis na PGR
fabiofelix-cldfcarlos-gandra

Deputado Fábio Felix denuncia Bia Kicis na PGR

Parlamentar bolsonarista comemorou tentativa de golpe na Bolívia nas redes sociais. Felix diz que atitude incita golpismo nas Forças Armadas

Redação da Revista Movimento 1 jul 2024, 10:10

Foto: Divulgação

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). A ação ocorre após Kicis ter celebrado a tentativa de golpe de Estado na Bolívia.

A deputada compartilhou um vídeo sobre a tentativa de tomada violenta do poder contra o governo eleito de Lucho Arce, na quarta-feira (26), e escreveu “Graças a Deus” na plataforma X (antigo Twitter).

Posteriormente, Kicis afirmou que sua celebração era, na verdade, pela possibilidade de libertação de Jeanine Añez, ex-presidenta da Bolívia, que assumiu o cargo em 2019 após um golpe bem-sucedido contra o então presidente Evo Morales.

Félix entende que a atitude da parlamentar representa uma legitimação de tentativas violentas de tomada de poder pelas Forças Armadas. Para o deputado, Kicis “incitou publicamente animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, ao celebrar a conflagração militar ocorrida em país vizinho, de forma a tomá-la como exemplo do que deveria, em seu entender, ocorrer no Brasil”.

O parlamentar diz que a fala da bolsonarista incita o golpismo nas Forças Armadas, algo que deve ser avaliado juridicamente.

“Por se tratar de uma liderança política com mandato no Congresso Nacional, e com trajetória na promoção e difusão de teses conspiratórias para insuflar insurgências cívico-militares contra governos democraticamente eleitos, é certo que seu comentário produz consequências na promoção de animosidade entre as Forças Armadas e o governo civil e na organização de novas empreitadas golpistas”, afirma Felix no documento.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi