Trabalhistas elegem novo primeiro-ministro do Reino Unido
f7ec3173-8ba4-47e4-bea2-f724997cd90a

Trabalhistas elegem novo primeiro-ministro do Reino Unido

Após uma sequência de 14 líderes conservadores, Keir Starmer é nomeado premiê

Redação da Revista Movimento 6 jul 2024, 08:00

Foto: RoyalFamily via Fotos Públicas

O Partido Trabalhista do Reino Unido conquistou a maioria das cadeiras no Parlamento e elegeu Keir Starmer, atual líder da oposição, como novo primeiro-ministro. Starmer aceitou o convite do rei Charles III para formar o governo, em uma cerimônia que incluiu um aperto de mãos.

Starmer se torna o primeiro premiê trabalhista do Reino Unido em 14 anos, sucedendo Gordon Brown, que assumiu o cargo após Tony Blair e governou de junho de 2007 a maio de 2010. Desde então, o país teve cinco primeiros-ministros conservadores: David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, que ocupava o posto desde outubro de 2022.

Em seu discurso inaugural em Downing Street, Starmer falou sobre a reconstrução do Reino Unido, observando que a mudança pode levar tempo. Ele prometeu um “governo dedicado ao serviço” e destacou a necessidade de uma “reconexão” com o povo.

“Não importa quão violentas sejam as tempestades, uma das grandes forças desta nação sempre foi a capacidade de navegar em direção a águas mais claras”, declarou.

Durante a campanha, Starmer se comprometeu com a estabilidade econômica, a redução das filas no Serviço Nacional de Saúde, uma nova política energética, a criação de vagas para professores e a formação de um centro de comando para reforçar a segurança das fronteiras.

O novo primeiro-ministro, de 61 anos, já serviu como procurador-geral da Inglaterra e País de Gales. Filho de um operário e de uma enfermeira que também apoiavam os Trabalhistas, Starmer entrou na política em 2015 e tem uma orientação política centrista.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"