Maioria dos trabalhadores é a favor da  taxação de grandes fortunas
taxação

Maioria dos trabalhadores é a favor da  taxação de grandes fortunas

Estudo “As Classes Trabalhadoras” fez um levantamento da percepção dos brasileiros sobre trabalho, direitos e renda

Redação da Revista Movimento 12 ago 2024, 10:03

Imagem: Reprodução

O estudo “As Classes Trabalhadoras”, do Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) – parceria das fundações Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, Maurício Grabois e Rosa Luxemburgo -, revelou que apenas 20% dos brasileiros são contra a taxação de grandes fortunas.

Conforme os dados apresentados na última sexta-feira (9), 53% são a favor do imposto, 16% não concordam nem discordam e 12% não sabem ou não responderam. Mesmo entre os eleitores bolsonaristas, 40% concordam com a medida, 20% não concordam nem discordam, 33% discordam e 9% não sabem ou não responderam. 

Prevista na Constituição de 1988, o tributo aos supericos nunca saiu do papel, e o Congresso Nacional leva o tema em banho-maria. Em 2008, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), à época no parlamento federal, apresentou um projeto de lei para aplicar a taxação sobre fortunas acima de R$ 2 milhões. O texto aguarda apreciação do plenário desde 2012.  

Outros resultados 

A pesquisa “As Classes Trabalhadoras” visa entender as mudanças do mundo do trabalho no contexto da sociedade brasileira. Para tanto, o estudo foi organizado em duas fases. A primeira, qualitativa, ouviu presencialmente 14 grupos focais formados por trabalhadores de empresas de plataforma da Grande São Paulo (motoristas, entregadores e profissionais dos ramos de beleza, cuidado e limpeza). A segunda, quantitativa, contou com 4.017 entrevistas, com pessoas economicamente ativas entre 18 e 55 anos em todo o país.

Os participantes foram questionados sobre variados temas que envolvem o mundo trabalho, com resultados interessantes – como o que indica que a glamourização do empreendedorismo perde força entre os trabalhadores: 67% deles se identificam como trabalhadores e somente 4% se declaram empreendedores;.64% das pessoas que atuam por conta própria têm medo de ficarem incapacitadas ao trabalho. 

A valorização dos direitos trabalhistas está em alta. A grande maioria (79%) gostaria de ter acesso ao FGTS e 69% ao seguro-desemprego; 19% nunca participaram de sindicatos, mas gostariam de ter a experiência e  33% estariam dispostos a fazer contribuição financeira a alguma entidade sindical.

“A ideologia do empreendedorismo parece que está perdendo força e a percepção de ascensão social das pessoas se dá pela renda”, explica a coordenadora da pesquisa, Jordana Dias Pereira.

Para a pesquisadora Adriana Marcolino, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o estudo tem uma aderência com o quadro global de precarização do trabalho, “dialogando com políticas públicas como a valorização do salário-mínimo”.. Ela ressaltou ainda que os números levantados sinalizam um desafio aos sindicatos: 

“A questão não é não sindicalizar o trabalhador, mas sim pensar nas novas estratégias para trazer esse trabalhador para essa esfera.”

*Com informações da Fundação Perseu Abramo


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi