Projeto que isenta mães solo de pagar taxas de concursos avança na Câmara
Mães solo

Projeto que isenta mães solo de pagar taxas de concursos avança na Câmara

A relatora da proposta, deputada Sâmia Bomfim, recomenda a aprovação da medida, que amplia oportunidades no mercado de trabalho

Redação da Revista Movimento 21 ago 2024, 09:26

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Uma proposta que nasceu da intenção de interromper o ciclo de pobreza de famílias chefiadas por mulheres avança rápido na Câmara dos Deputados. Na semana passada, a Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que isenta mães solo do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos federais. 

O projeto – que altera a Lei 13.656/18, que regulamenta as isenções – caracteriza as beneficiárias como provedoras de família monoparental, registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com pelo menos um dependente de até 18 anos ou de qualquer idade, em caso de deficiência.  Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas realizada em 2022 revelou que, no Brasil, 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos.

A relatora da proposta, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), recomendou a aprovação do substitutivo, que já conquistou o aval da Comissão dos Direitos da Mulher. 

A parlamentar destaca que a importância da isenção na economia familiar e na ampliação de oportunidades de carreira.

“No mercado de trabalho, as desvantagens enfrentadas pelas mães solo se tornam mais evidentes, e elas suportam o maior peso da desigualdade e das vulnerabilidades que as cercam”, disse Sâmia, acrescentando que as mães chefe da família são mais sujeitas a empregos informais e mal remunerados.

A medida ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, Justiça e Cidadania antes de passar pela análise de deputados e senadores.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores