Sete em cada dez autônomos querem ter carteira assinada
carteira-trabalho

Sete em cada dez autônomos querem ter carteira assinada

Pesquisa do FGV-Ibre revela insegurança dos brasileiros com a informalidade ampliada pela Reforma Trabalhista

Redação da Revista Movimento 27 ago 2024, 09:00

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

Sete em cada dez autônomos querem trabalhar com carteira assinada. É o que revela uma  pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV-Ibre). O país conta hoje com 25,4 milhões de trabalhadores autônomos – cerca de um quarto da população ocupada no Brasil (100,2 milhões). 

O número de pessoas que trabalham sem vínculo empregatício ou na informalidade cresceu 17% desde a Reforma Trabalhista, implantada sob Temer, há sete anos. A implantação desse pacote de medidas incentivou a informalidade e flexibilizou os direitos trabalhistas com a promessa de criar  milhões de novos empregos, o que não se concretizou. As empresas, porém, se beneficiaram com o enfraquecimento de sindicatos, com a limitação do acesso do trabalhador e à Justiça e, até mesmo, com o parcelamento de férias. Isso empurrou muitos trabalhadores para as informalidades e alimentou um mercado que faz contratos de tempo parcial.

O FGV-Ibre entrevistou 5.321 autônomos e constatou que a maioria deseja trabalhar com carteira assinada. Entre os que têm renda de até um salário mínimo (R$ 1.412), o desejo alcança 75,6% dos entrevistados. Entre os que recebem até três mínimos, chega a 70,8%; e 54,6% dos que ganham mais de três salários têm o mesmo sonho.

“A pesquisa demonstra a insatisfação das pessoas com a reforma: os informais que ganham menos são os que mais querem carteira assinada. É uma opção menos pior. O emprego com carteira assinada não é bom, mas é melhor ter FGTS, férias, 13º e seguro-desemprego”, comentou o professor da Unicamp José Dari Krein, à Folha de S.Paulo.

Conforme Rodolpho Tobler, pesquisador da FGV Ibre responsável pelo levantamento, a insatisfação e a insegurança do trabalhador autônomo também se refletem na produtividade. Segundo ele, muitos atuam em áreas para as quais não foram preparados, por pura necessidade. Também frustra essa parcela da população a promessa de sucesso no mercado informal, uma vez que ganhar dinheiro por contra própria não é tão fácil quanto foi propagandeado pela Reforma.

“Esses autônomos com renda mais baixa preferem ter carteira assinada e benefícios sociais, o que o terceirizado não tem”, diz Tobler

“O fundamento da reforma é a ideia de que cada trabalhador tem autonomia: ele não precisa de instituições de defesa porque teria poder de igualdade com o empregador. Nesse incentivo à individualização e competição, algumas pessoas vão se dar bem, mas a maioria, não”, acrescenta Krein.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi