Chapa 2 – Unidade para Lutar: por um Sintest-RN combativo e independente!

Chapa 2 – Unidade para Lutar: por um Sintest-RN combativo e independente!

No próximo dia 13/11, o SINTEST-RN elegerá sua nova direção

Matheus Lacerda 24 out 2024, 13:11

No primeiro semestre deste ano de 2024, nós dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Luta Socialista (TLS), construímos a greve da educação federal em defesa da valorização dos trabalhadores da educação das universidades e institutos federais, pela recomposição das perdas salariais, pela reestruturação da carreira, contra os cortes nas universidades e por mais democracia no interior das instituições de ensino superior e educação tecnológica. A greve que se sucedeu por mais de 100 dias foi a expressão da luta contra o Novo Arcabouço Fiscal, que impõe restrições orçamentárias e inviabiliza os pisos constitucionais da saúde e da educação. Embora o governo tenha jogado duro contra os trabalhadores, conquistamos o reajuste salarial de 9% para 2025 e 4,5% para 2026, além da reestruturação da carreira e de sinalizações do governo para viabilização das 30h semanais, pauta histórica dos técnicos-administrativos em educação.

Um dos destaques dessa greve nacionalizada foi a atuação e condução do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest-RN), instrumento de luta dirigido por nós que demonstrou, a partir da sua independência de classe, que o caminho para derrubar o regime fiscal do governo Lula-Alckmin e arrancar vitórias para a classe trabalhadora é a luta.

Mais uma vez, o governo tem demonstrado que não nos dará vida fácil. No último mês, retirou do Projeto de Lei de Acordo de Greve a conquista do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o reposicionamento dos aposentados e as regras de transição para progressão por aceleração. Todas essas conquistas sacramentadas no Termo de Acordo de Greve. Foi preciso fazer uma nova paralisação nos dias 15 e 16 de outubro para o governo recuar e garantir a instituição de um Grupo de Trabalho para implementação do RSC e o reposicionamento dos aposentados.

Será nesse contexto que no próximo dia 13 de novembro, o Sintest-RN estará passando por mais uma eleição para renovação do seu quadro de dirigentes. Nós da TLS apresentamos uma chapa junto a setores independentes da UFRN e UFERSA, que juntos conosco dirigiram essa greve histórica da educação federal. Contra nós temos a chapa de um setor do movimento Travessia/Taes Na Luta, ligado à Resistência, que flerta com um peleguismo que se nega a discutir questões centrais da luta contra os cortes da educação federal, focando apenas no debate da carreira. Acabam atuando para não levar a luta às últimas consequências, empurrando para a categoria a ilusão de que seria possível desvincular o debate da precarização da nossa carreira e da pauperização da nossa categoria do debate sobre a política econômica adotada pelo governo federal. 

Nossa chapa é a única que tem representantes de todos os campi da UFRN, além de diferentes lideranças da UFERSA. Por isso, temos a convicção de que nós temos as condições de construir a luta que vai arrancar do governo todas as conquistas alcançadas pela nossa categoria na greve. Queremos construir a renovação do nosso sindicato sem perder a independência de classe, conectando a luta pela valorização profissional, contra o assédio moral e contra a precarização do trabalho com o combate ao regime fiscal do governo. Por isso, convocamos a toda nossa militância a apoiar a chapa 2 – Unidade para Lutar na próxima eleição do Sintest-RN! Pela garantia de todas as conquistas dos trabalhadores da educação federal na greve, pelo avanço das nossas lutas e contra os cortes na educação federal!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi