A reta final da eleição uruguaia
15245932611_db71cdde60_b

A reta final da eleição uruguaia

As eleições do país vizinho acontecem no próximo domingo

Redação da Revista Movimento 25 out 2024, 13:25

Foto: Carlos Lebrato (lebrato.carlos@gmail.com)

A Frente Ampla (FA) uruguaia encerrou na última terça-feira sua campanha para as eleições do próximo domingo, 27 de outubro. O encerramento foi um ato multitudinário que reuniu mais de 100.000 pessoas.

A candidata a vice-presidente Carolina Cosse (ex-prefeita de Montevidéu) falou: “O Uruguai precisa que a Frente Ampla ganhe as eleições.” “Neste mundo de agora, e já há algum tempo, querem nos confundir.” “Às vezes nos dizem que as coisas nos são dadas, que a vida é como é e que devemos aceitá-la, que não importa o que façamos”, refletiu. Em seguida, afirmou que para o FA “cada uruguaio conta” e não se pode “deixar ninguém para trás; não há nenhuma possibilidade de avançar se não for com todos.” Nesse contexto, ela valorizou o papel da educação pública e disse que “não teria podido ser engenheira sem a educação pública.”

Depois foi a vez do candidato à presidência, Yamandú Orsi, que em sua intervenção apresentou cinco compromissos para um eventual governo da Frente Ampla no próximo período. O primeiro ponto foi: “Apostar permanentemente no diálogo para construir os acordos necessários”. Devem ser estabelecidas relações com os sindicatos, as comissões de fomento, empresários e partidos políticos. “Um país melhor não se constrói só entre nós.”

O segundo compromisso foi o “crescimento econômico e a estabilidade”, porque “a única forma de distribuir melhor é termos mais riqueza”. Ele enumerou uma série de iniciativas: “apoio às pequenas e médias empresas e o impulso à produção nas tecnologias da informação, infraestrutura e logística”. O terceiro compromisso é a “proteção e o bem-estar social”. “Somente com crescimento não temos desenvolvimento. O desenvolvimento é possível se o crescimento for equitativo.”

O quarto foi “assumir a responsabilidade pela segurança”, partindo da concepção de que “é um direito humano”. “É preciso ser muito rigoroso com o crime e muito rigoroso com as causas. Temos que recuperar territórios, recuperar aqueles que caem na desgraça de cometer um crime e que estão privados de liberdade. Não estamos reabilitando ninguém, é preciso dizer isso com todas as letras.”

Por fim, ele se comprometeu que “a honestidade e a decência vão governar”, com “a transparência como guia permanente”. Finalizou dizendo: “Temos que fazer com que a eleição seja um ato de amor pelo nosso povo, pelo outro, e um compromisso solidário para a construção de um Uruguai melhor.

Também na mesma semana, apesar da chuva torrencial, houve o ato de encerramento da campanha pelo voto a favor do sim no plebiscito pela reforma progressiva da seguridade social, devolvendo direitos históricos, além de tornar públicos os fundos de pensão.

Como diz o lema histórico da esquerda uruguaia, “Arriba los que Lucham”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores