A reta final da eleição uruguaia
15245932611_db71cdde60_b

A reta final da eleição uruguaia

As eleições do país vizinho acontecem no próximo domingo

Redação da Revista Movimento 25 out 2024, 13:25

Foto: Carlos Lebrato (lebrato.carlos@gmail.com)

A Frente Ampla (FA) uruguaia encerrou na última terça-feira sua campanha para as eleições do próximo domingo, 27 de outubro. O encerramento foi um ato multitudinário que reuniu mais de 100.000 pessoas.

A candidata a vice-presidente Carolina Cosse (ex-prefeita de Montevidéu) falou: “O Uruguai precisa que a Frente Ampla ganhe as eleições.” “Neste mundo de agora, e já há algum tempo, querem nos confundir.” “Às vezes nos dizem que as coisas nos são dadas, que a vida é como é e que devemos aceitá-la, que não importa o que façamos”, refletiu. Em seguida, afirmou que para o FA “cada uruguaio conta” e não se pode “deixar ninguém para trás; não há nenhuma possibilidade de avançar se não for com todos.” Nesse contexto, ela valorizou o papel da educação pública e disse que “não teria podido ser engenheira sem a educação pública.”

Depois foi a vez do candidato à presidência, Yamandú Orsi, que em sua intervenção apresentou cinco compromissos para um eventual governo da Frente Ampla no próximo período. O primeiro ponto foi: “Apostar permanentemente no diálogo para construir os acordos necessários”. Devem ser estabelecidas relações com os sindicatos, as comissões de fomento, empresários e partidos políticos. “Um país melhor não se constrói só entre nós.”

O segundo compromisso foi o “crescimento econômico e a estabilidade”, porque “a única forma de distribuir melhor é termos mais riqueza”. Ele enumerou uma série de iniciativas: “apoio às pequenas e médias empresas e o impulso à produção nas tecnologias da informação, infraestrutura e logística”. O terceiro compromisso é a “proteção e o bem-estar social”. “Somente com crescimento não temos desenvolvimento. O desenvolvimento é possível se o crescimento for equitativo.”

O quarto foi “assumir a responsabilidade pela segurança”, partindo da concepção de que “é um direito humano”. “É preciso ser muito rigoroso com o crime e muito rigoroso com as causas. Temos que recuperar territórios, recuperar aqueles que caem na desgraça de cometer um crime e que estão privados de liberdade. Não estamos reabilitando ninguém, é preciso dizer isso com todas as letras.”

Por fim, ele se comprometeu que “a honestidade e a decência vão governar”, com “a transparência como guia permanente”. Finalizou dizendo: “Temos que fazer com que a eleição seja um ato de amor pelo nosso povo, pelo outro, e um compromisso solidário para a construção de um Uruguai melhor.

Também na mesma semana, apesar da chuva torrencial, houve o ato de encerramento da campanha pelo voto a favor do sim no plebiscito pela reforma progressiva da seguridade social, devolvendo direitos históricos, além de tornar públicos os fundos de pensão.

Como diz o lema histórico da esquerda uruguaia, “Arriba los que Lucham”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi