Pela segunda vez, Mariana Conti é a vereadora mais votada de Campinas
A parlamentar recebeu 14.356 votos, superando os 10.886 conquistados em 2020
Foto: Ascom Mariana Conti
Repetindo o feito das últimas eleições municipais, Mariana Conti (PSOL) foi a vereadora mais votada de Campinas. A parlamentar recebeu 14.356 votos, superando os 10.886 conquistados em 2020.
A vereadora atribui o resultado, em parte, à sua incansável defesa da pauta ambiental – que seguirá sendo uma bandeira no próximo mandato. Em entrevista ao portal G1, ela se comprometeu a seguir combatendo o processo de “devastação ambiental intenso”, provocado por, entre outras coisas, a especulação imobiliária.
“Eu acho que essa votação reflete que parte da população está vendo os efeitos [climáticos], está sentindo na pele e está compreendendo essa importância”, disse Mariana. “Combater o negacionismo, exigir e construir políticas para preparar a cidade de Campinas nesse cenário, e sobretudo, parar a devastação ambiental, eu acho que é o mais importante”, afirmou.
Na entrevista, Mariana ainda comemorou o aumento da representatividade feminina na Câmara de Campinas, que terá cinco parlamentares nos próximos quatro anos, o maior número da história da cidade. Contudo, salientou que aumentar o número de mulheres não basta, dado ao fato de que a extrema direita tem eleito candidatas com “com pautas extremamente conservadoras e que atingem a vida das mulheres”.
“Nós queremos eleger mulheres que tenham como pauta, como centro, como programa, a defesa da política pública para as mulheres, de enfrentamento à violência, o combate ao machismo e não mulheres que, como a gente vê na extrema direita, que fazem coro com machismo, com violência”, pontuou.
Apesar dos desafios que se desenham no horizonte, Mariana se deixou comemorar o resultado das eleições e o trabalho da militância do PSOL.
“Essa foi a campanha mais bonita que eu já participei, e ela foi muito bonita porque foi uma campanha coletiva, foi uma campanha de esperança”, contou.