Pela segunda vez, Mariana Conti é a vereadora mais votada de Campinas
Mariana Conti2

Pela segunda vez, Mariana Conti é a vereadora mais votada de Campinas

A parlamentar recebeu 14.356 votos, superando os 10.886 conquistados em 2020

Redação da Revista Movimento 8 out 2024, 10:41

Foto: Ascom Mariana Conti

Repetindo o feito das últimas eleições municipais, Mariana Conti (PSOL) foi a vereadora mais votada de Campinas. A parlamentar recebeu 14.356 votos, superando os 10.886 conquistados em 2020.

A vereadora atribui o resultado, em parte, à sua incansável defesa da pauta ambiental – que seguirá sendo uma bandeira no próximo mandato. Em entrevista ao portal G1, ela se comprometeu a seguir combatendo o processo de “devastação ambiental intenso”, provocado por, entre outras coisas, a especulação imobiliária.

“Eu acho que essa votação reflete que parte da população está vendo os efeitos [climáticos], está sentindo na pele e está compreendendo essa importância”, disse Mariana. “Combater o negacionismo, exigir e construir políticas para preparar a cidade de Campinas nesse cenário, e sobretudo, parar a devastação ambiental, eu acho que é o mais importante”, afirmou.

Na entrevista, Mariana ainda comemorou o aumento da representatividade feminina na Câmara de Campinas, que terá cinco parlamentares nos próximos quatro anos, o maior número da história da cidade. Contudo, salientou que aumentar o número de mulheres não basta, dado ao fato de que a extrema direita tem eleito candidatas com “com pautas extremamente conservadoras e que atingem a vida das mulheres”.

“Nós queremos eleger mulheres que tenham como pauta, como centro, como programa, a defesa da política pública para as mulheres, de enfrentamento à violência, o combate ao machismo e não mulheres que, como a gente vê na extrema direita, que fazem coro com machismo, com violência”, pontuou.

Apesar dos desafios que se desenham no horizonte, Mariana se deixou comemorar o resultado das eleições e o trabalho da militância do PSOL. 

“Essa foi a campanha mais bonita que eu já participei, e ela foi muito bonita porque foi uma campanha coletiva, foi uma campanha de esperança”, contou.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 jan 2025

O regresso de Trump

A nova situação exigirá unir os movimentos antiimperialistas e a esquerda estadounidense na resistência contra a ameaça reacionária
O regresso de Trump
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi