Um passo a frente no reconhecimento do Estado do Saara Ocidental
Frente-Polisario-Europa-Press-1100x0-c-default

Um passo a frente no reconhecimento do Estado do Saara Ocidental

A anulação de acordos comerciais europeus com o Marrocos foi uma importante vitória do povo saaraui

Comissão Internacional do MES 18 out 2024, 10:40

Foto: FPA/Reprodução

No dia 4 de outubro o Tribunal de Justiça Europeia anulou dois acordos comerciais formados com o Reino de Marrocos nas áreas de agricultura e pesca, um importante passo na luta da defesa da autodeterminação do povo Saaraui e na batalha contra a ocupação colonial de Marrocos no território do Saara Ocidental. Estes acordos foram firmados em 2019, na decisão recente reconhece que o povo Saaraui deveria ter sido consultado a cerca da aprovação por serem realizados em território do Saara Ocidental, território ocupado por Marrocos de forma ilegal.

Esta decisão é um passo importante na luta por independência que já dura mais de 50 anos. Em 1975, a República Saaraui conquistou sua independência da Espanha, marcando o fim da última colônia em África. No entanto, logo após sua vitória teve que voltar seus esforços para a luta contra Marrocos, que desde então vem ocupando de forma ilegal e colonial o território do Saara Ocidental. Em 1991, Marrocos foi obrigado a assinar um cessar fogo, com esforços diplomáticos para a consolidação do fim da ocupação do território Saaraui.

No entanto, o ocidente tem cumprido um papel de cumplicidade, legitimando a exploração do território Saaraui pelo Reino de Marrocos através de acordos comerciais como os que foram cancelados no dia 4 de outubro e pelo desrespeito aos diversos acordos internacionais que definem a independência do Saara Ocidental, e a desocupação dos dois terços que estão sob controle de Marrocos.

Mesmo com o apoio de potências como Estados Unidos, França e Israel, o povo Saaraui, e sua representação a Frente Polisário tem resistido e impondo derrotas a política imperialista. A solidariedade internacional é peça chave para o fim da ocupação, inclusive na luta para que países, como o Brasil, reconheçam e se somem na denúncia e luta internacional para que se ponha fim a colonização do Saara Ocidental. Seguimos ao lado de todos que lutam pelo fim de toda a forma de colonização e pela liberdade do povo Saaraui!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi