Um passo a frente no reconhecimento do Estado do Saara Ocidental
A anulação de acordos comerciais europeus com o Marrocos foi uma importante vitória do povo saaraui
Foto: FPA/Reprodução
No dia 4 de outubro o Tribunal de Justiça Europeia anulou dois acordos comerciais formados com o Reino de Marrocos nas áreas de agricultura e pesca, um importante passo na luta da defesa da autodeterminação do povo Saaraui e na batalha contra a ocupação colonial de Marrocos no território do Saara Ocidental. Estes acordos foram firmados em 2019, na decisão recente reconhece que o povo Saaraui deveria ter sido consultado a cerca da aprovação por serem realizados em território do Saara Ocidental, território ocupado por Marrocos de forma ilegal.
Esta decisão é um passo importante na luta por independência que já dura mais de 50 anos. Em 1975, a República Saaraui conquistou sua independência da Espanha, marcando o fim da última colônia em África. No entanto, logo após sua vitória teve que voltar seus esforços para a luta contra Marrocos, que desde então vem ocupando de forma ilegal e colonial o território do Saara Ocidental. Em 1991, Marrocos foi obrigado a assinar um cessar fogo, com esforços diplomáticos para a consolidação do fim da ocupação do território Saaraui.
No entanto, o ocidente tem cumprido um papel de cumplicidade, legitimando a exploração do território Saaraui pelo Reino de Marrocos através de acordos comerciais como os que foram cancelados no dia 4 de outubro e pelo desrespeito aos diversos acordos internacionais que definem a independência do Saara Ocidental, e a desocupação dos dois terços que estão sob controle de Marrocos.
Mesmo com o apoio de potências como Estados Unidos, França e Israel, o povo Saaraui, e sua representação a Frente Polisário tem resistido e impondo derrotas a política imperialista. A solidariedade internacional é peça chave para o fim da ocupação, inclusive na luta para que países, como o Brasil, reconheçam e se somem na denúncia e luta internacional para que se ponha fim a colonização do Saara Ocidental. Seguimos ao lado de todos que lutam pelo fim de toda a forma de colonização e pela liberdade do povo Saaraui!