Aumenta a pressão pela prisão de Bolsonaro
50381080621_413df9c874_b

Aumenta a pressão pela prisão de Bolsonaro

Novas acusações e falta de apoio na direita complicam ainda mais a situação do ex-presidente inelegível

Redação da Revista Movimento 25 nov 2024, 10:33

Foto: Bolsonaro visita quartel em 2020 (Flickr/Reprodução)

As recentes revelações da Polícia Federal sobre os golpistas de extrema direita, que levaram a prisões de militares integrantes do grupo “kids pretos” (em alusão às boinas utilizadas pelos militares de forças especiais), colocaram o bolsonarismo numa nova defensiva que pode culminar com a prisão de Bolsonaro e de seu ex-ministro general Braga Netto por participação na conspiração golpista.

Segundo as investigações, o grupo golpista planejava inclusive o assassinato de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. Além disso, as propostas da sublevação contavam também com o estímulo aos acampamentos de extrema direita em frente aos quartéis, campanhas de desinformação na midia e impeachment de ministros do STF.

Tudo indica que Bolsonaro tinha total conhecimento do plano e vacilou em sua aplicação devido a falta de apoio interno e externo ao golpe, cuja articulação culminou nos ataques realizados em Brasília no 8 de janeiro de 2023 e na posterior prisão de dezenas de ativistas reacionários envolvidos na ação. O último reflexo desse movimento teria sido as explosões e posterior suicídio cometido pelo bolsonarista “Tio França” na Esplanada dos Ministérios há poucos dias.

Perante a repercussão das novas revelações e prisões, a antiga base de apoio de Bolsonaro teve uma reação bastante aquém do esperado pelo ex-presidente, sem mobilizações significativas a seu favor e o aprofundamento do distanciamento de figuras emblemáticas da extrema direita com Bolsonaro. Um exemplo disso foi Ronaldo Caiado, governador de Goiás e possível presidenciável, que declarou: “Fica só essa discussão, mas já não foi indiciado? E daí? A vida continua”. Outros governadores apoiadores de Bolsonaro, como Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Júnior (Paraná), não se manifestaram, enquanto o também presidenciável Tarcísio de Freitas (São Paulo) declarou que as acusações “carecem de provas”.

Estas acusações se acumulam a outras que o inelegível Bolsonaro carrega depois de sua derrota em 2022, como a falsificação dos dados de seu cartão de vacinação e o roubo de jóias de propriedade da presidência. Diversos juristas já se declararam pela prisão preventiva do ex-presidente, que ainda pode operar no sentido de destruir provas e influenciar as investigações, e a deputada do PSOL Sâmia Bomfim solicitou a prisão preventiva por meio de ofício enviado à Alexandre de Moraes.

Diversos movimentos sociais e organizações sociais já convocam manifestações pela prisão de Bolsonaro, que serão realizadas no próximo dia 10 de dezembro em várias cidades do país.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores