Trabalhadores da PepsiCo continuam em greve contra a escala 6×1
WhatsApp-Image-2024-11-27-at-10.16.23

Trabalhadores da PepsiCo continuam em greve contra a escala 6×1

Assembleias realizadas nas fábricas de São Paulo e Sorocaba decidiram pela continuidade do movimento

Redação da Revista Movimento 27 nov 2024, 10:40

Foto: Assembleia de trabalhadores da PepsiCo em São Paulo (STILASP/Reprodução)

Em assembleias realizadas nas fábricas de São Paulo e Sorocaba, os trabalhadores da Pepsico decidiram manter a greve pelo fim das escalas 6×1 e 6×2. A PepsiCo é uma multinacional controladora de marcas como Pepsi e Elma Chips.

É a primeira greve do Brasil impulsionada pela luta contra esta escala de trabalho, que ganhou destaque recentemente através das mobilizações do movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e do abaixo-assinado que já obteve quase 3 milhões de assinaturas em apoio ao fim da escala.

A greve teve início no último domingo (24/11) e foi motivada pela intransigência da empresa, que se recusou a debater mudanças na jornada de trabalho. Segundo o STILASP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo) declarou em comunicado:

Na última reunião, realizada no dia 22, a empresa ignorou nossa proposta, reafirmando um comportamento que consideramos inaceitável, visto que estamos passando por uma mobilização nacional pelo fim de jornadas de trabalho desumanas.

O STILASP conclamou pelo apoio do conjunto da população para a greve e convocou a sociedade civil para as assembleias, se realizaram com forte apoio externo. Segundo a vereadora de São Paulo Luana Alves (PSOL), que esteve presente na assembleia:

A PepsiCo é uma empresa multibilionária, multinacional, que só no último trimestre teve 3 bilhões de lucro mundialmente e se recusou a fazer uma proposta decente de redução da jornada de trabalho por uma escala mais digna e humana. Então permanece a greve, tá muito bonito esse movimento (…) Toda força a greve dos trabalhadores da PepsiCo e contra a escala 6×1 em nosso país!

Este é um movimento exemplar para todo o país, fortalecendo uma luta que pode vencer. Todo apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Pepsico!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores