A situação do Curdistão sírio: uma entrevista com Carles Riera
Northeast-Syria-Syrian-Revolution-Flag-Dec-2024-721x425-1

A situação do Curdistão sírio: uma entrevista com Carles Riera

O militante da esquerda catalã esteve recentemente em missão de solidariedade ao Curdistão

Redação da Revista Movimento 17 jan 2025, 14:52

Foto: Multidão do nordeste sírio se manifestando em apoio às Forças Democráticas da Síria (DAANES)

Entrevistamos com exclusividade Carles Riera, um líder e pensador de esquerda da Catalunha. Carles estava em uma missão de solidariedade no Curdistão nestes dias, justamente quando o Oriente Médio está abalado por guerras, assim como a Síria pela queda de Bashar Assad.

Carles, como foi organizada a caravana de solidariedade e quais cidades e rotas você visitou?

Foi uma missão de observação internacional proposta e organizada pela Administração Democrática Autônoma do Norte e Leste da Síria (DAANES), na qual pudemos visitar vários lugares em Rojava e conhecer a situação social e política desse território, bem como avaliar os esforços da DAANES para a reconstrução e para desenvolver um novo projeto democrático para a região. Além dos desafios da reconstrução, há também os milhares de refugiados do conflito que a DAANES está acolhendo no território que administra, bem como os milhares de prisioneiros de guerra do ISIS, de dezenas de nacionalidades, que a DAANES está mantendo e sustentando enquanto aguarda uma resposta internacional para resolver esse grave problema.

Fale-nos um pouco sobre a história e os pressupostos políticos da luta do povo curdo?

O povo curdo está dividido entre diversos Estados (Turquia, Iraque, Irã e Síria), em uma região estratégica em termos de recursos naturais e geopolítica, na qual o movimento curdo, por meio de suas diversas expressões e organizações políticas, sociais e culturais, luta há décadas por reconhecimento e autodeterminação, tendo conquistado autonomia no Iraque e na Síria, e sofrido forte repressão na Turquia e no Irã. O projeto político e a estratégia que lidera esse processo de luta pela autodeterminação do povo curdo é o Confederalismo Democrático (CD), idealizado por Abdulah Ocallan, que, a partir da singularidade e originalidade do pensamento, da práxis e da luta do movimento de libertação curdo (MLK), promove uma transformação confederal e democrática do povo curdo, promove uma transformação confederal e democrática da região, incorporando abordagens e enfoques feministas, ecológicos e socialistas, bem como princípios e práticas de democracia direta e auto-organização social, a partir dos quais se pode avançar em sua reconstrução nacional e política em toda a região.

Qual é a nova situação na Síria após a queda de Bashar Al Assad?

No contexto da longa guerra na Síria, o MLK travou uma guerra contra o ISIS, na qual conseguiu libertar uma grande parte da região nordeste, criando o DAANES, que agora tem como missões prioritárias a reconstrução, o renascimento da economia, o desenvolvimento de um novo projeto democrático, multicultural, multiétnico e multirreligioso inspirado no CD, e contribuir para uma nova etapa democrática para a Síria, livre de interferências coloniais e imperialistas, e que respeite a autonomia curda e seu projeto político.

Para isso, o DAANES está em processo de diálogo e negociação com o novo governo sírio, enfrentando e contendo os ataques militares da Turquia, além de administrar sua aliança com os EUA contra o ISIS para fortalecer sua posição de negociação com o atual governo sírio e diante das ameaças turcas.

Que política a Turquia está adotando diante da nova e complexa situação geopolítica na região?

A Turquia expressou sua oposição à consolidação da autonomia curda no norte e no leste da Síria e é política, econômica e militarmente hostil ao DAANES.

Como está indo a campanha para a libertação de Abudlah Ocallan?

A libertação de Abdullah Ocallan seria um avanço para a redução da escalada do conflito e para o progresso em sua resolução política, bem como para a democratização da Turquia e para o reconhecimento do povo curdo e de seus direitos coletivos.

Como a esquerda internacionalista pode ajudar na solidariedade com a causa curda?

O projeto DAANES na Síria não é apenas uma esperança para o povo curdo e para a população do norte e do leste da Síria, é também uma alternativa democrática para toda a Síria, bem como um modelo para a resolução de conflitos políticos semelhantes na região e no mundo. A solidariedade internacionalista com Rojava não é apenas um ato de solidariedade com o povo curdo e seus direitos coletivos, mas também um apoio a um projeto político, o Conferenceismo Democrático, que pode representar um avanço para a região e uma alternativa global para a libertação e a soberania dos povos.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"