Fala de Netanyahu indica que armistício está em risco
Palestina

Fala de Netanyahu indica que armistício está em risco

Primeiro-ministro de Israel acusa Hamas de querer “extorquir concessões de último minuto” e mantém bombardeios em Gaza. Nas últimas 24 horas, mais de 80 pessoas morreram

Tatiana Py Dutra 16 jan 2025, 11:01

Foto: Irna/Fotos Públicas

Menos de horas depois de os palestinos irem às ruas comemorar o pacto de cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas, o acordo já está ameaçado. Em comunicado divulgado pela agência de notícias Associated Press, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que seu gabinete não aprovará a medida “até os mediadores notificarem Israel de que o Hamas aceitou todos os itens do acordo”. 

Sem apresentar provas ou dar detalhes, ele acusou o Hamas de promover uma crise no pacto ao querer “extorquir concessões de último minuto”. Contudo, lideranças do grupo extremista negam a acusação. Após a manifestação de Netanyahu, o porta-voz do Hamas, Izzat el-Reshiq, publicou mensagem no Telegram afirmando que o grupo está de acordo com os termos do cessar-fogo.

O armistício negociado no Qatar, com a ajuda de mediadores, prevê primordialmente a troca de reféns e prisioneiros e a desocupação da Faixa de Gaza, principalmente na região de fronteira entre Gaza e o Egito.. O plano foi elaborado em três etapas – a primeira, terá duração de 42 dias e está prevista para entrar em vigor no domingo (19), se o acordo for ratificado.

Mais mortes

Pode-se apenas especular os motivos para Netanyahu colocar em xeque o precioso acordo que frearia o genocídio palestino. Um deles é a promessa do premiê de “aniquilar” o Hamas. Outra a sanha israelense de se apropriar das terras da Palestina, sem esquecer a ambição de limpeza étnica.

Seja como for, o extermínio de palestinos não parou desde que o acordo de cessar-fogo foi anunciado. A Defesa Civil de Gaza relatou nesta quinta-feira (16) que Israel realizou bombardeios em várias áreas do território palestino entre ontem e hoje. Pelo menos 81 pessoas morreram – entre elas, 20 crianças e 25 mulheres. Outras 230 pessoas ficaram feridas. 

Com os recentes ataques, o número total de mortos na Faixa de Gaza sobe para 46.788, após mais de 15 meses de confrontos. Desde o início da guerra, que começou com o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, 110.453 pessoas ficaram feridas na região.

Pelo imenso poderio bélico e implacável crueldade de em vingar o ataque do grupo extremista levando morte, destruição e fome à inocentes em Gaza, Israel precisa ser responsabilizado, avalia o vereador Jurandir Silva, do PSOL de Pelotas (RS): 

“Não podemos esquecer o que aconteceu: mais de 50 mil palestinos assassinados! O genocídio não pode ser apagado pela pausa temporária. Os crimes de Israel e dos EUA precisam ser responsabilizados”.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 07 maio 2025

Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis

Combate amplo contra a corrupção não pode ser justificativa para mais austeridade fiscal
Crise do INSS: ressarcir imediatamente os aposentados e punir os responsáveis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"