Israel rompe com a Agência da ONU para os Refugiados da Palestina
Refugiados palestinos regressam para casa

Israel rompe com a Agência da ONU para os Refugiados da Palestina

Decisão ameaça milhões de refugiados palestinos, intensifica a crise humanitária e pode gerar novas ondas de instabilidade no Oriente Médio

Redação da Revista Movimento 29 jan 2025, 12:37

Foto: RS/Fotos Públicas

O embaixador israelense na ONU, Danny Danon, anunciou na terça-feira (28) que Tel Aviv cessará toda a “colaboração, comunicação e contato” com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA), além de exigir que esta deixe Jerusalém até quinta-feira (30), conforme decisão tomada pelo Knesset em outubro passado.

Danon acrescentou que o governo de Israel não estabelecerá mais conversas com “qualquer pessoa agindo em nome” da agência. A justificativa para o rompimento unilateral das relações e a acusação (sem provas) de que a agência teria ligação com o Hamas e que alguns de seus funcionários, supostamente, teriam participado do ataque de 7 de outubro de 2023.

A decisão representa um risco iminente para a assistência humanitária e a estabilidade na região. Essa medida pode agravar a crise humanitária na Palestina, especialmente em Gaza, onde milhares de refugiados dependem dos serviços da UNRWA para acesso a alimentos, saúde e educação. O corte de laços também intensifica a tensão diplomática e compromete os esforços internacionais para um cessar-fogo duradouro.

Durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, alertou que a decisão israelense “põe em risco a vida e o futuro dos palestinos”, além de representar uma afronta ao direito internacional e à Carta da ONU. Ele enfatizou que a agência é insubstituível na região e que sua exclusão pode sabotar os esforços de reconstrução e estabilidade.

Apesar de declarações da vice-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Dorothy Shea, minimizando o impacto da legislação israelense, a ONU e vários países-membros reafirmaram a importância crítica da UNRWA. O desmantelamento das suas operações não apenas prejudicaria milhões de palestinos, mas também poderia gerar novos ciclos de violência e instabilidade no Oriente Médio.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores