Justiça suspende multas e reacende disputa entre prefeitura de SP e mototaxistas
mototaxistas1

Justiça suspende multas e reacende disputa entre prefeitura de SP e mototaxistas

Decisão judicial impede penalizações, mas mantém impasse sobre a regulamentação do transporte por aplicativos na capital paulista

Tatiana Py Dutra 27 fev 2025, 09:21

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


A disputa entre a prefeitura de São Paulo e os mototaxistas ganhou um novo capítulo na quarta-feira (26), quando a Justiça concedeu liminar à empresa 99 Tecnologia, suspendendo a aplicação de multas a motociclistas que transportam passageiros por meio de aplicativos. A decisão do juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública, Josué Vilela Pimentel, considerou inconstitucional o decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que proíbe esse tipo de serviço na cidade.

A gestão municipal afirmou que vai recorrer assim que for notificada, mantendo sua posição de que a proibição tem como objetivo garantir a segurança dos passageiros e reduzir acidentes envolvendo motocicletas. O embate se intensificou com sucessivos protestos dos mototaxistas, que alegam que a medida prejudica milhares de trabalhadores que dependem do serviço para sustento próprio e de suas famílias.

O caso tem suas raízes em preocupações com a segurança viária e a necessidade de regulamentação do setor. Enquanto a prefeitura sustenta que o transporte de passageiros em motocicletas apresenta riscos elevados e que a fiscalização do serviço é complexa, os trabalhadores da categoria e empresas do setor argumentam que a proibição é abusiva e fere legislação federal, que permite a atividade, desde que regulamentada.

A liminar não libera o serviço de transporte por motocicletas, uma vez que uma decisão anterior de um desembargador já havia suspendido sua operação. No entanto, impede que a prefeitura aplique penalizações até que o Tribunal de Justiça julgue o recurso da 99 Tecnologia, que busca reverter a proibição e garantir o funcionamento dos aplicativos de transporte por motos na capital paulista.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores