Solidariedade à Joseph Daher!
Joseph-Daher-DR

Solidariedade à Joseph Daher!

O acadêmico sírio-suíço da Universidade de Lausanne foi demitido devido a sua solidariedade ao povo palestino

Redação da Revista Movimento 19 fev 2025, 17:26

Em um movimento arbitrário, a Universidade de Lausanne (UNIL) demitiu o acadêmico sírio-suíço Joseph Daher para o semestre da primavera de 2025, citando como motivo seu apoio à causa palestina. Diversos membros da comunidade acadêmica publicaram uma petição em solidariedade à Daher, pontuando que a decisão “priva seus estudantes de suas classes na UNIL, apesar do fato de que seu seminário ‘História das Relações Internacionais pós-1945’ esteja no programa de estudos por meses. Estudantes trabalhando em suas pesquisas de dissertação sob supervisão de Daher foram privados desse acompanhamento da noite para o dia”.

Daher agradeceu seus apoiadores em uma publicação no X, considerando a decisão da universidade como o começo de uma nova luta. Ele descreveu as medidas arbitrárias tomadas contra ele como “parte de um contexto político mais geral de pressão, repressão e criminalização contra acadêmicos e indivíduos engajados na solidariedade à causa palestina”.

Daher previamente foi alvo de uma campanha difamatória por vários meses na imprensa suíça fracófona e germanófila devido a seu suporte às demandas estudantis de solidariedade à causa palestina. Isso veio em meio a uma campanha de pressão e repressão de larga escala conduzida pelas administrações universitárias, governos e seus corpos jurídicos e de segurança contra a solidariedade ao povo palestino.

Esta perseguição não é isolada, sendo parte da enorme pressão internacional do mesmo lobby sionista que persegue estudantes e ativistas que denunciam o genocídio palestino ao redor do mundo. Toda a solidariedade ao professor Joseph Daher e a toda militância em solidariedade à Palestina ao redor do planeta. Palestina Livre do Rio ao Mar!

Com informações de Megaphone News.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores