Estados Unidos: MES/PSOL presente em conferência do Bread & Roses/DSA
15684ce4-6c1b-42fe-a3a8-44bf576db407

Estados Unidos: MES/PSOL presente em conferência do Bread & Roses/DSA

Encontro da tendência da organização norte-americana Democratic Socialists of America reuniu uma centena de militantes em fevereiro

Redação da Revista Movimento 8 mar 2025, 08:58

Foto: Reprodução

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na cidade norte-americana de Louisville (Kentucky), uma centena de ativistas marxistas reuniram-se para a Conferência Nacional do Bread & Roses (B&R), grupo fundado em 2019 que integra o Democratic Socialists of America (DSA, principal organização socialista do país). O Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL), que mantém relações com o B&R há anos, esteve presente na condição de observador internacional.

O encontro destinou-se a refletir a respeito da situação dos Estados Unidos e do mundo diante do novo governo Trump e das ameaças por ele representadas. Ao mesmo tempo, debruçou-se sobre as táticas eleitorais, partidárias e sindicais do grupo.

Representando 14 estados do país, estiveram presentes ativistas que participaram de lutas recentes, com destaque para os professores, trabalhadores da indústria automobilística, logística (Amazon) e serviços (Starbucks), além das lutas feministas, LGBTQIA+, do movimento negro e imigrante. Também tiveram destaque os jovens, que recentemente ocuparam universidades em solidariedade à Palestina e, agora, estão empenhados em construir novas organizações estudantis no país.

O B&R, que atualmente conta com cerca de 400 militantes organizados no DSA, reafirmou no encontro seu compromisso com a construção do movimento sindical pela base, a formação de plataformas eleitorais socialistas e independentes em parceria com o DSA, e a estratégia de criar condições para a ruptura com o Partido Democrata. Os parlamentares presentes (os vereadores JP, de Louisville, e Jesse Brown, de Indianápolis) já são hoje porta-vozes dessa política. Iniciativas como a construção da greve geral em 1º de maio de 2028, o estímulo e a unificação de diversas lutas também respondem a essa estratégia.

No domingo (16), o MES/PSOL participou da mesa de debate sobre internacionalismo, ao lado de representação do grupo Democracia Socialista, seção da IV Internacional em Porto Rico. Na oportunidade, juntos, apresentamos a importância da IV Internacional e da construção internacionalista no maior centro do imperialismo mundial . Do ponto de vista brasileiro, expusemos os principais desafios e lutas no país, hierarquizando a unidade no enfrentamento à extrema direita e a necessidade da construção de alternativas à esquerda.

Em um momento difícil da conjuntura, a conferência do B&R demonstrou que existe luta, organização e resisitência no coração do capitalismo. Em conjunto com a entrada em cena do movimento de massas, essa é nossa maior esperança para barrar Trump e sua política desastrosa.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores