Felix apoia recomendação do MPDFT para garantir aborto legal no DF
Sessão Plenária

Felix apoia recomendação do MPDFT para garantir aborto legal no DF

Deputado defende atendimento adequado e sem constrangimentos nos casos previstos em lei

Redação da Revista Movimento 20 mar 2025, 10:09

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

“Criança não é mãe”, enfatizou o deputado distrital Fábio Felix durante a sessão de terça-feira (18) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A declaração foi feita ao apoiar a Recomendação Conjunta nº 02/2025 do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que sugere ao governo local a criação de um plano para regulamentar e estruturar o atendimento aos casos de aborto legal previstos na legislação brasileira.

O documento, assinado por diversos núcleos e promotorias do MPDFT, orienta a Secretaria de Saúde a garantir assistência “de forma humanizada, célere e livre de qualquer forma de constrangimento, discriminação ou violação de direitos”. Embora sem força de lei, a recomendação estabelece um prazo de 60 dias para que o Executivo apresente um plano de ação.

“Criança não é mãe e meninas não podem ser vítimas de violência sexual e estupro. Então, existe um serviço psicossocial de atendimento a essas mulheres, que trata também do processo de interrupção legal da gravidez. Esses serviços existem, mas eles precisam atender a todas as recomendações técnicas de saúde”, defendeu Felix, que preside a Comissão de Direitos Humanos da CLDF.

No Brasil, a interrupção da gravidez é permitida em três situações: quando a gestação resulta de estupro, quando há risco de vida para a mulher e nos casos de anencefalia fetal. Para o parlamentar, a ausência de um sistema fortalecido de acolhimento contribui para a perpetuação da violência contra meninas e mulheres.

“Queria muito que este não fosse um debate ideológico, partidário, mas que fosse um debate de respeito às mulheres e aos direitos das meninas, crianças e adolescentes que não deveriam estar no meio de uma disputa política, especialmente por terem sido vítimas de estupro e de violência sexual”, concluiu o distrital em seu pronunciamento.

Com informações da Agência CLDF


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores