Grupo incendeia carros em concessionária da Tesla na França
Tesla

Grupo incendeia carros em concessionária da Tesla na França

Coletivo justifica a ação como parte de uma campanha internacional contra a empresa e o bilionário Elon Musk

Redação da Revista Movimento 6 mar 2025, 09:32

Foto: RS/Fotos Públicas

Um grupo anarquista assumiu a responsabilidade pelo incêndio que destruiu 12 carros da Tesla em uma concessionária nos arredores de Toulouse, no sudoeste da França, no último domingo. A reivindicação foi publicada na plataforma Iaata.info, conhecida por divulgar conteúdo de ultraesquerda. A informação foi divulgada pela agência AFP.

Na postagem, intitulada “Saudação incendiária à Tesla”, os autores relatam ter usado dois galões de gasolina para atear fogo nos veículos dentro das instalações. A plataforma responsável pela publicação não respondeu aos pedidos de comentaário da AFP.

O grupo justificou o ataque como uma resposta ao que chamam de “mito da democracia” e às soluções tecnológicas para a crise climática. “Enquanto as elites multiplicam as saudações nazistas, decidimos saudar uma concessionária Tesla à nossa maneira”, afirmam os militantes.

A postagem também faz referência a um gesto polêmico de Elon Musk durante a posse de Donald Trump, quando o bilionário bateu no peito com a mão direita e estendeu o braço com a palma aberta. Ato que gerou debates sobre sua interpretação simbólica. Desde então, Musk tem se aproximado de figuras políticas conservadoras, como o presidente argentino Javier Milei, que lhe presenteou com uma motosserra durante um evento nos Estados Unidos.

O ataque à concessionária em Toulouse foi reivindicado como parte da campanha “Bem-vindo à primavera, queime um Tesla”, um movimento internacional contra a montadora, com registros de ataques na Alemanha, Estados Unidos e Países Baixos. Em Lyon, um site de inspiração anarquista também incentivou atos semelhantes, levando o Ministério Público francês a abrir uma investigação por “provocação pública direta para cometer um crime”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores