Israel enterra o cessar-fogo em Gaza com novos bombardeios 
Palestina

Israel enterra o cessar-fogo em Gaza com novos bombardeios 

Ataque nesta terça-feira matou mais de 400 pessoas e encerrou trégua de menos de dois meses

Redação da Revista Movimento 18 mar 2025, 10:56

Foto: Irna/Arquivo Fotos Públicas

Menos de dois meses após o início de um cessar-fogo, Israel retomou sua ofensiva na Faixa de Gaza com bombardeios que mataram mais de 404 pessoas e feriram outras 560.

A trégua, que entrou em vigor em 19 de janeiro de 2024, chegou ao fim na madrugada desta terça-feira (18), com intensos bombardeios atingindo diversos pontos da capital palestina. Escolas que abrigavam refugiados e áreas humanitárias foram alvos das explosões, causando um alto número de vítimas em Khan Younis, Jabalia e na Cidade de Gaza.

Israel justifica a nova investida pela recusa do Hamas em libertar mais de 50 reféns e afirma que os ataques continuarão “o tempo que for necessário”. 

“Essas são medidas enérgicas contra a organização terrorista Hamas”, declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. 

O Hamas, por sua vez, afirma ter cumprido os compromissos do cessar-fogo e responsabiliza Israel pelo colapso da trégua. O grupo islâmico confirmou que entre os mortos no último ataque está seu ministro do Interior, assassinado junto com sua família em um campo de refugiados. A organização alertou que a vida dos reféns israelenses está em risco com a retomada da guerra.

Desde o início do conflito, em outubro de 2023, mais de 40 mil palestinos foram mortos, e a infraestrutura da Faixa de Gaza foi devastada por sucessivos bombardeios. A recente retomada dos ataques israelenses teve o aval dos Estados Unidos, que foram informados previamente da ofensiva e declararam apoio às ações militares.

Reação internacional

A reação internacional foi de enorme preocupação com a escalada do conflito.A Rússia condenou a ofensiva, expressando preocupação com a estabilidade regional e o alto número de vítimas civis. A Turquia intensificou suas críticas, acusando Israel de cometer genocídio. Já o alto comissário da ONU para direitos humanos, Volker Türk, afirmou estar “horrorizado” com a ação militar israelense e alertou para o agravamento da crise humanitária em Gaza.

“Não há saída militar para esta crise. O uso excessivo da força apenas intensificará a miséria da população palestina, que já enfrenta condições catastróficas”, afirmou o comissário.

Enquanto isso, negociadores tentam reverter o colapso da trégua e o futuro da região permanece incerto, com poucas garantias de uma solução pacífica no horizonte. A política genocida do estado sionista se comprova mais uma vez e a população de Gaz volta a ser novamente seu alvo.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores