Luana Alves quer que presidente da Conmebol seja ‘persona non grata’ em SP
Alejandro-Dominguez

Luana Alves quer que presidente da Conmebol seja ‘persona non grata’ em SP

Alejandro Domingues usou analogia racista ao se referir a times de futebol brasileiro

Tatiana Py Dutra 21 mar 2025, 10:42

Foto: Cesar Olmedo/Divulgação

A vereadora Luana Alves (PSOL) protocolou na Câmara Municipal de São Paulo um decreto legislativo para tornar o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, persona non grata no município. Na segunda-feira (17), o cartola fez uma declaração racista ao comparar a Copa Libertadores sem times brasileiros a “Tarzan sem a Chita”.

“Uma pessoa assumidamente racista, como Alejandro Dominguez, precisa ser uma ‘persona non grata’ na cidade com o maior número de negros da América”, justifica a vereadora. 

A declaração do presidente da Conmebol foi dada após o sorteio da fase de grupos da Libertadores, realizada em Luque, no Paraguai, quando questionado sobre a importância dos clubes do Brasil na competição – e gerou forte repúdio do governo brasileiro. O Ministério do Esporte afirmou em nota que o presidente da Conmebol “escolheu a pior analogia para comentar a importância dos clubes brasileiros na Copa Libertadores. Expressões dessa natureza são inaceitáveis e não condizem com o respeito e a responsabilidade que o futebol sul-americano exige de seus dirigentes”.

O caso também repercutiu na imprensa. A jornalista Flávia Oliveira, da Globonews, classificou a fala do cartola como um exemplo de “racismo recreativo”:

“É um exemplo nítido de racismo recreativo, inclusive porque ele ri no final. Ele se regozija da piada que fez”, disse a comentarista, que acrescentou que ele fez a piada conscientemente: “Que gaveta de memória é essa que, na hora de te pedirem uma resposta sobre o que seria a Libertadores sem os times brasileiros, você vai pensar em Tarzan e na Chita, um chimpanzé?.“Tem intenção deliberada de reviver a provocação, que é justamente a desumanização presente no racismo, que associa pessoas negras, ou brasileiros negros, a macacos, a chimpanzés e, portanto, a Chita”, afirmou Flávia. 

Em resposta às críticas, Domínguez pediu desculpas, afirmando que sua intenção não era desrespeitar ninguém.

Boicote

O que motivou os questionamentos dos jornalistas a Dominguex foi a sugestão da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, de times brasileiros boicotarem os torneios organizados pela Conmebol – e até a associação da CBF à Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) – após o episódio de racismo sofrido pelos atletas Figueiredo e Luighi. Ambos foram ofendidos por torcedores do Cerro Porteño durante jogo da Libertadores Sub-20, no último dia 6. 

A Conmebol puniu o Cerro Porteño com jogos de portões fechados durante a Libertadores Sub-20 deste ano e com uma multa de US$ 50 mil (cerca de R$ 290 mil). A punição foi considerada extremamente branda pelo Palmeiras. 


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores