Aposentados gaúchos denunciam perdas salariais de mais de 70% e pressionam governo 
Eduardo Leite

Aposentados gaúchos denunciam perdas salariais de mais de 70% e pressionam governo 

Em reunião com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, entidades cobram reposição de defasagens acumuladas há mais de uma década e criticam medidas do governo Eduardo Leite

Mandato Luciana Genro 9 abr 2025, 01:14

Foto: Mauro Nascimento/Secom

A partir de solicitação do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), representantes de aposentados gaúchos se reuniram na última segunda-feira (7)l, com o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco. Os trabalhadores apresentaram a situação que enfrentam de perdas acumuladas, que já se prolonga por mais de 10 anos.

Participaram do encontro, realizado em plataforma digital, o presidente e o secretário geral do Sindicaixa, Edson Corrêa e Miguel Gustavo Chagas; o secretário geral da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, COBAP, Luiz Legñani; o presidente do Conselho, Raphael Castelo Branco e a deputada Fernanda Melchionna, além de advogados e equipes das entidades.

A representação sindical demonstrou um quadro de mais de dez anos com apenas 6% de reposição para os aposentados do serviço público no Rio Grande do Sul, com uma defasagem superior a 70% dos salários. Segundo a denúncia apresentada pelas entidades, a corrosão dos vencimentos se acumula porque o governo estadual sequer tem realizado a revisão anual de salários para reposição inflacionária, conforme prevê a Constituição Federal.

Segundo os denunciantes, o governador Eduardo Leite agravou a situação implantando um “desconto previdenciário” para aposentados, de até 15% do vencimento bruto, e também reajustando a alíquota de plano de saúde, instituindo a cobrança para dependentes, o que deixou pessoas idosas desassistidas.

“Não é de hoje que nosso mandato tem acompanhado a situação dramática e a luta dos aposentados do serviço público no estado. Essa sucessão de ataques e o descaso do governo estadual são muito graves. Trabalhadores que contribuíram durante toda a vida estão vendo dia após dia seus salários encolherem, e suas condições de vida piorarem. Essa reunião faz parte de um movimento importante de fortalecer as denúncias dos trabalhadores e pressionar Eduardo Leite pela reposição das perdas”, declarou a deputada federal Fernanda Melchionna.

A reunião concluiu pela formalização da denúncia, que será protocolada nos próximos dias, assim como a realização de um encontro regional para dar prosseguimento à pauta, promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores