A urgência da legalização da cannabis medicinal no Brasil
Cannabis medicinal

A urgência da legalização da cannabis medicinal no Brasil

Com quase 7 milhões de brasileiros potenciais beneficiários, a legalização da cannabis medicinal é uma questão de saúde pública, justiça social e soberania nacional

Tatiana Py Dutra 27 maio 2025, 10:14

Foto: CBD-Infos-com/Pixabay

O Brasil vive uma contradição alarmante: enquanto o número de pacientes que utilizam cannabis medicinal cresce exponencialmente, a legislação permanece atrasada, impondo barreiras que afetam diretamente a saúde e o bem-estar de milhões de brasileiros.

Em 2024, o país alcançou a marca de 672 mil pacientes em tratamento com cannabis medicinal, um aumento de 56% em relação ao ano anterior . No entanto, estima-se que até 6,9 milhões de brasileiros poderiam se beneficiar desses tratamentos, caso o acesso fosse ampliado e desburocratizado.

Barreiras legais e econômicas

A ausência de regulamentação para o cultivo nacional da cannabis obriga a importação de medicamentos, que representam 47% do mercado . Essa dependência encarece os tratamentos e limita o acesso, especialmente para as populações mais vulneráveis. Além disso, o Estado gastou mais de R$ 100 milhões com judicializações para garantir o acesso a esses medicamentos.

Em contrapartida, a legalização da cannabis medicinal poderia movimentar R$ 26,1 bilhões na economia em quatro anos e gerar 328 mil empregos formais . Além disso, permitiria a produção nacional de medicamentos, reduzindo custos e aumentando a acessibilidade.

Saúde pública e direitos humanos

Diversas doenças, como epilepsia refratária, esclerose múltipla, Parkinson e transtornos neuropsiquiátricos, têm apresentado melhora significativa com o uso de cannabis medicinal . Negar o acesso a esses tratamentos é uma violação dos direitos humanos e uma afronta à dignidade dos pacientes.

Associações de pacientes, pesquisadores e especialistas defendem a legalização do cultivo da cannabis para uso medicinal, visando à produção nacional de medicamentos e à inclusão desses tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) . A aprovação do Projeto de Lei 399/15, que autoriza o plantio da cannabis para fins medicinais, é um passo fundamental nessa direção.

A legalização da cannabis medicinal no Brasil é uma medida urgente, que transcende questões ideológicas e se fundamenta na ciência, na economia e, sobretudo, na justiça social. É hora de o país avançar para garantir saúde, dignidade e bem-estar a milhões de brasileiros.

‘Uma luta das Mães”

A questão da legalização foi um dos temas debatidos no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, realizado em São Paulo entre 22 e 24 de maio. O evento reuniu comunidade científica, profissionais da área da saúde, e população interessada pelo avanço da regulamentação desse medicamento no Brasil e contou com a participação da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) reconhece a importância da criação de “um marco legal que regulamente o autocultivo, a distribuição e o acesso a uma série de tratamentos que podem possibilitar a sobrevivência e a qualidade de vida de muitas pessoas”. A parlamentar ainda destacou a luta das mães de usuários e possíveis beneficiários da cannabis medicinal para que essa legislação se concretize. 

“Eu disse que é uma pauta das mães porque elas são pioneiras nessa luta. Porque descobriram que a cannabis pode ser um tratamento que faz toda a diferença na vida dos seus filhos. E elas fundaram uma série de associações que hoje funcionam no Brasil com autorização judicial – como a Cidinha Carvalho da Associação Cultive. Então se você ainda não conhece o tema, se você tem alguma desinformação, procure conhecer. cannabis medicinal salva vidas”, convidou Sâmia.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 14 out 2025

Os tropeços da extrema direita

A desorganização do bolsonarismo e seus aliados marca a conjuntura atual no Brasil
Os tropeços da extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores