Luciana Genro cobra aumento na oferta de qualificação da Defesa Civil no RS
Enchente em Porto Alegre

Luciana Genro cobra aumento na oferta de qualificação da Defesa Civil no RS

Parlamentar questiona reitor do IFRS sobre desistência da implantação de formação essencial diante do agravamento das emergências climáticas no estado

Mandato Luciana Genro 2 maio 2025, 13:09

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está questionando o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, sobre a ausência de oferta do Curso Técnico em Defesa Civil. O documento foi elaborado após profissionais e integrantes da Defesa Civil procurarem a parlamentar relatando que o IFRS teria manifestado interesse pelo curso, mas posteriormente desistido de participar da iniciativa.

“O Rio Grande do Sul vive um cenário de mudanças climáticas intensas, com enchentes, deslizamentos e outros eventos que demandam uma resposta rápida, coordenada e, acima de tudo, especializada. Negar à nossa população a possibilidade de formação técnica nessa área é comprometer a capacidade de salvar vidas e minimizar danos”, defendeu a deputada. ​

Segundo os relatos recebidos pelo mandato, desde maio de 2023 diversas mobilizações e tentativas para trazer o curso ao estado foram realizadas, inclusive com a expectativa de formalização da implantação da especialização em dezembro de 2024 no Rio Grande do Sul.

Entretanto, o processo foi postergado pela própria Reitoria do IFRS, que inicialmente havia manifestado interesse no preenchimento de 120 vagas, mas que por fim desistiu da sua participação na implementação da especialização. Assim, abdicando das 500 vagas que seriam destinadas ao Rio Grande do Sul e que acabaram sendo remanejadas para o estado do Paraná naquele mesmo ano.​

Diante da importância dessa qualificação para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa civil no estado, em especial depois do que o estado viveu em 2024, Luciana Genro solicitou, com base na Lei de Acesso à Informação, uma manifestação oficial da Reitoria sobre os motivos da não adesão ao curso. Ainda foi questionado se existem eventuais diálogos entre as coordenações estaduais de Defesa Civil, municípios ou entidades da sociedade civil e há a identificação de impedimentos técnicos, logísticos, de pessoal ou orçamentários que impossibilitem a retomada do processo de adesão e/ou alternativas em estudo ou desenvolvimento para suprir a demanda de formação técnica na área.​

Essa é mais uma iniciativa que reflete o compromisso da deputada não só com a qualificação profissional e a melhoria das políticas públicas de defesa civil no Rio Grande do Sul, mas também sua preocupação com a segurança dos gaúchos de todas as partes do estado.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores