Melo dá o primeiro passo para entregar o DMAE
Sebastião Melo

Melo dá o primeiro passo para entregar o DMAE

Prefeito de Porto Alegre sucateia, culpa o serviço público e corre para privatizar água e esgoto. Oposição promete resistência firme

Tatiana Py Dutra 23 maio 2025, 08:58

Foto: Mateus Raugust/PMPA

Depois de anos promovendo o sucateamento deliberado do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), o prefeito Sebastião Melo (MDB) deu mais um passo no seu plano de entregar parte dos serviços de água e saneamento de Porto Alegre à iniciativa privada. Na quarta-feira (21), Melo foi pessoalmente à Câmara de Vereadores protocolar um projeto de lei que autoriza a concessão de atividades essenciais, hoje 100% públicas, para empresas privadas.

O projeto é extremamente vago. Com apenas uma página e cinco artigos, sequer especifica pontos cruciais, como as regras do contrato ou o tempo de concessão, que poderá variar de 25 a 35 anos — três décadas de controle privado sobre um serviço essencial. Tudo isso, sem qualquer garantia real de que as tarifas não irão disparar ou que a qualidade do serviço será mantida.

O plano desenhado pela gestão, com apoio do BNDES, prevê repassar à iniciativa privada a distribuição de água, a manutenção e ampliação das redes, além da coleta e tratamento de esgoto. Também será do parceiro privado a arrecadação das faturas – ou seja, os lucros com a cobrança direta da população.

Enquanto isso, o que permanece com o poder público são funções de alto custo e menor retorno financeiro, como a captação e o tratamento da água bruta, a drenagem urbana e o sistema de controle de enchentes. Na prática, é uma divisão onde o risco e os custos ficam com o município, e o lucro vai para as mãos privadas.

Projeto sem garantias

A ausência de elementos fundamentais no projeto escancara sua natureza apressada e irresponsável. Melo entrega um cheque em branco para que o setor privado explore um serviço essencial sem que a população tenha clareza sobre:

1) Quanto tempo durará essa concessão?
2) Como serão definidos os reajustes tarifários?
3) Quais são as obrigações concretas da futura concessionária?

Tudo isso fica para ser “detalhado futuramente” no edital — ou seja, sem debate transparente agora, no momento da decisão mais importante.

A oposição promete resistência

Setores da oposição estão mobilizados para barrar o avanço desse projeto. No próximo dia 5 de junho, será instalada uma CPI do DMAE, com o objetivo de investigar as sucessivas denúncias de má gestão, omissões e possível corrupção no órgão – elementos que, segundo os parlamentares, fazem parte de uma estratégia para fragilizar o DMAE e justificar sua entrega à iniciativa privada.

“Privatizar serviços públicos é uma velha receita de governos neoliberais e com ela vem sempre a mesma tática: culpar o serviço público pelos próprios erros de gestão. Quando a cidade ficou debaixo d’água e as bombas não funcionaram, Melo achou conveniente jogar a culpa no DMAE. Mas a falta de manutenção era responsabilidade da prefeitura e foi ignorada por sua gestão. Melo quer vender o que ele mesmo sucateou e ainda posar de herói. Mas Porto Alegre sabe: a culpa tem nome e sobrenome”, afirma a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Por que ser contra?

Especialistas, entidades e movimentos sociais apontam riscos concretos na proposta de Melo. A experiência de outras privatizações no Rio Grande do Sul e no Brasil demonstra que esse modelo não entrega o que promete.

  • Piora na qualidade do serviço: Após a privatização da CEEE, o Rio Grande do Sul viu crescer o número de quedas de energia e reclamações. Segundo relatório da Aneel (2023), o grupo Equatorial, que comprou a CEEE, levou a empresa a um dos piores índices de qualidade do país.
  • Tarifas mais caras: Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, em média, a privatização dos serviços de água no Brasil resulta em tarifas mais altas, sem necessariamente melhorar a cobertura ou qualidade.
  • Perda de controle social: A gestão pública permite maior controle e participação da sociedade. Nas mãos da iniciativa privada, prevalece o interesse do lucro sobre o bem coletivo
  • Risco à universalização: A lógica do lucro ameaça o princípio de acesso universal. Regiões periféricas, onde o retorno financeiro é menor, podem ser negligenciadas.
  • Falta de transparência: Entregar a gestão à iniciativa privada dificulta o acesso da sociedade aos dados, decisões e contratos, blindando a fiscalização democrática.

Água não é mercadoria!

Enquanto o prefeito tenta convencer a população de que “não se trata de privatização”, o histórico de sua gestão e o conteúdo vago do projeto revelam exatamente o contrário: trata-se, sim, de desmontar o serviço público para entregar um bem essencial ao mercado. Porto Alegre já viu esse filme – e a oposição, os movimentos sociais e a população estão se mobilizando para impedir que ele tenha um final trágico.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 31 jul 2025

A maior crise da história nas relações entre Brasil e Estados Unidos

A guerra tarifária de Trump desmascara a extrema direita brasileira em um cenário ainda incerto
A maior crise da história nas relações entre Brasil e Estados Unidos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores