Gaúchas se levantam para exigir ação dos governos contra o feminicídio
Feminicídio

Gaúchas se levantam para exigir ação dos governos contra o feminicídio

Comissão coordenada por Fernanda Melchionna inicia escuta com movimentos sociais e propõe medidas urgentes para enfrentar a violência que mata mulheres todos os dias

Mandato Fernanda Melchionna 19 jun 2025, 10:51

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A primeira reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os casos de feminicídio no Rio Grande do Sul foi realizada na segunda-feira (16), na Defensoria Pública do Estado. Mais de 20 movimentos de mulheres participaram do encontro, que marcou o início dos trabalhos de escuta e formulação de propostas para o enfrentamento deste crime.

A Comissão é coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), com relatoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e sub coordenação das deputadas Any Ortiz (Cidadania-RS), Daiana Santos (PCdoB-RS), Denise Pessôa (PT-RS) e Franciane Bayer (Republicanos-RS).

Além das integrantes da Comissão, estiveram presentes figuras públicas como as deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Stela Farias (PT), Laura Sito (PT), Eliana Bayer (Republicanos) e Patrícia Alba (MDB), bem como o defensor público-geral do Estado, Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria, e as sub defensoras públicas gerais Aline Corrêa Lovatto e Silvia Pinheiro Brum.

Durante o encontro, os movimentos sociais apresentaram suas demandas e preocupações em relação ao aumento dos casos de feminicídio no estado. A partir dos relatos e sugestões, foram discutidas propostas concretas para o enfrentamento da violência, como: ampliação e uso sistemático de tornozeleiras eletrônicas para agressores; ampliação de patrulhas Maria da Penha (PLPs) nas cinco regiões do estado; implementação de ações educativas e preventivas nas escolas; escuta e valorização das lideranças comunitárias nos territórios, entre outras medidas.

Um dado alarmante também foi destacado: em cerca de 70% dos municípios gaúchos não há sequer um equipamento público especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência. Isso significa que a maioria das cidades do estado não oferece serviços como delegacias especializadas, centros de referência ou casas de acolhimento, deixando as mulheres completamente desamparadas.

Uma nova reunião da Comissão está marcada para a próxima terça-feira, 24 de junho, com foco na continuidade da escuta ativa, desta vez ouvindo especialistas para a formulação coletiva de estratégias.

“Essa primeira reunião foi fundamental para ouvir os movimentos de mulheres. Juntas, queremos combater essa epidemia de feminicídios. Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de vidas que estão sendo roubadas. Iremos cobrar dos governos estadual, federal e municipais ações efetivas para salvar vidas de mulheres”, afirmou a deputada Fernanda Melchionna.

Movimentos presentes:

Sindppedn- RS
CEDM
GAMP Pelotas
Coletivo Feminista Plural
SJCDH
Themis
SíndiCaixa
Ocupar
Mulheres, Terra e luta
Sindi metrô/ RS
Observatório lupa feminista
Construção Socialista
Sindi Água
Marcha mundial de mulheres
CLACEM
MST
Bancada do PT
Força tarefa de feminicídios da Assembleia Legislativa do RS
Bancos vermelhos – ABMCJ/RS


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores