Monica Seixas vai à Justiça contra aumento dos pedágios em SP
pedagios2

Monica Seixas vai à Justiça contra aumento dos pedágios em SP

Deputada do PSOL denuncia política do governo Tarcísio que encarece o custo de vida e restringe o direito de ir e vir da classe trabalhadora

Tatiana Py Dutra 30 jun 2025, 10:17

Foto: SPI/SP

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL) anunciou que vai acionar judicialmente o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em razão do novo aumento nas tarifas de pedágio em São Paulo. A medida, autorizada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), vinculada ao próprio governo estadual, impôs um reajuste médio de 5,31% a partir desta terça-feira (1º), aprofundando o peso dos custos de transporte sobre a população trabalhadora.

Em um estado com 227 praças de pedágio em operação – incluindo os novos pórticos do sistema free flow -, a alta nos valores penaliza diretamente motoristas, caminhoneiros e usuários de transporte público intermunicipal, encarecendo a mobilidade e o custo de vida. Um dos exemplos mais simbólicos do impacto é o pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), considerado o mais caro do país, que saltará de R$ 36,80 para R$ 38,70.

Para Monica Seixas, trata-se de uma política que agride a dignidade dos trabalhadores:

“O preço do pedágio afeta muito o direito de ir e vir das pessoas, mas não é só isso. Num momento de crise econômica brutal, o aumento no valor de transporte de cargas e mercadorias vai chegar no prato do consumidor. Por isso é um absurdo propor um aumento desse tamanho”, afirmou a deputada.

A parlamentar critica o modelo de concessão adotado pelo governo paulista, que transfere ao setor privado a gestão das rodovias com apoio de recursos públicos, enquanto impõe tarifas abusivas à população. 

“O povo paga duas vezes”, afirma, reforçando que vai contestar judicialmente a medida por seu caráter socialmente regressivo.

O aumento autorizado pela Artesp segue a variação do IPCA entre junho de 2024 e maio de 2025, conforme os contratos de concessão. No entanto, para o PSOL, usar um índice técnico para justificar aumentos automáticos, sem considerar os impactos sociais e econômicos, revela um governo alheio às condições reais da maioria da população.

O encarecimento das tarifas afeta diretamente o valor das passagens de ônibus intermunicipais e os fretes rodoviários, que acabam repassando os custos ao consumidor final. É o trabalhador que paga essa conta – seja na hora de ir trabalhar, seja na hora de fazer suas compras. É um projeto de mobilidade para os ricos e exclusão para os pobres.

A ação anunciada por Monica Seixas não é apenas jurídica, mas também política: o objetivo é denunciar um modelo que, sob o pretexto de eficiência e modernização, reforça desigualdades e limita o acesso da população aos espaços e aos serviços públicos essenciais.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores