Nenhum rei! Nenhum ditador!

Nenhum rei! Nenhum ditador!

Solidariedade com as jornadas de mobilizações contra as políticas de Donald Trump neste sábado 14 de junho

Este sábado, 14 de junho, se realizarão 1800 ações em todo Estados Unidos sob a consigna “Nenhum Rei, Nenhum Ditador”, em contraposição ao desfile programado em Washington para celebrar os 250 anos de fundação do Exército dos Estados Unidos, e coincidentemente celebrar o aniversário de Trump, com um custo de 25 a 45 milhões de dólares, segundo a porta-voz do Exército.

A consigna de “Nenhum Rei, Nenhum Ditador” poderá unir muitas vozes contra as políticas de Trump, especialmente contra sua usurpação de poderes nas cidades e nos estados para poder reprimir os manifestantes que se mobilizam contra os ataques agressivos aos imigrantes, mas também contra suas medidas de “austeridade” com suas respectivas demissões em massa e o novo orçamentos federal que corta o o financiamento de muitos programas populares em saúde, educação e cultura, ao mesmo tempo que oferece redução de impostos a grande burguesia do seu país.

Será mais um passo em direção ao que é necessário para deter o ímpeto deste governo: uma ampla coalizão de oposição cidadã, organizada de baixo para cima.

Faz mais de uma semana que se escalaram os ataques públicos aos latinos de muitos países nos Estados Unidos, mas especialmente aos mexicanos e mexicanos sem documentos migratório em regra. O objetivo: criar pânico entra a população migrante e latina em geral e fazer a base do Presidente Trump acreditar que está cumprindo com a sua promessa de ser duro com a migração “ilegal” e, no processo, distrair a atenção do debate público amargo entre o chefe de estado e seu recente ex-aliado, o bilionário Elon Musk.

A linha dura de Trump, a implantação e o controle federal da Guarda Nacional (normalmente controlada pelos governadores); a caça aos imigrantes em lugares cotidianos como o Home Depot, os mesmos escritórios dos serviços de imigração onde tem datas marcadas para revisar seus casos, e agora os campos onde os trabalhadores do campo estão trabalhando; o envio de 700 fuzileiros navais a Los Angeles para controle uma suposta e inexistente rebelião e as ameaças do uso de “muita força” se houver alguma contra-manifestação no sábado em Washington estão suscitando uma crescente onda de manifestações contrárias por parte de setores importantes da sociedade civil dos Estados Unidos, desde organizações comunitárias de latinos, sindicatos de trabalhadores, grupos de trabalhadores da saúde, e pessoas solidários de todo tipo.

A política trumpista está colocando em questão os direitos básicos garantidos pela Constituição dos Estados as pessoas do país, não só aos cidadão ou os residentes legais: o direito à livre manifestação e expressão sem medo de repressão.

A enorme maioria das manifestações são pacíficas, desde Los Angeles até Nova York, apesar de que a maior parte da cobertura jornalística mostra apenas as cenas de confrontos violentos entra a polícia ou Guarda Nacional e uma pequena minoria de manifestantes.

Nós, desde o México, devemos apoiar estas manifestações e estreitar laços com os grupos opositores ao governo Trump. Temos os mesmos interesses e sabemos que só a organização desde baixo pode derrotar tamanha ameaça tanto a nossa soberania como aos direitos e as condições de vida dos nossos povos trabalhadores.

Contra a criminalização e caça aos imigrantes!

Nenhum ser humano é ilegal!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores