Zohran Mamdani, o muçulmano socialista que pode ser prefeito de Nova York

Zohran Mamdani, o muçulmano socialista que pode ser prefeito de Nova York

Uma avaliação sobre a surpreendente vitória do candidato do DSA nas primárias democratas

Gilberto Araújo 28 jun 2025, 08:11

Nada será como antes na maior cidade dos Estados Unidos, Nova York, frequentemente chamada de a “capital do mundo”.

Nesta terça (24), Zohran Mamdani venceu as primárias do Partido Democrata e disputará oficialmente a prefeitura em novembro, contra o Partido Republicano.

A dimensão da vitória ainda está por ser medida. Zohran é um jovem deputado estadual de 33 anos, militante do Democratic Socialists of America (DSA), o agrupamento socialista mais relevante do país. Sua vitória era inesperada até poucos meses atrás, mas uma gigantesca campanha-movimento o levou ao êxito.

Zohran é imigrante. Nascido em Uganda e filho de pais indianos, ele mudou para Nova York aos sete anos de idade. Muçulmano, sua voz é uma das mais ativas e reconhecidas na defesa da causa Palestina.

A plataforma de campanha de Zohran centrou-se em dois eixos. Primeiro, a agitação clara em torno de demandas econômicas sensíveis. As propostas são: congelar os preços dos aluguéis, tornar os ônibus gratuitos e mais rápidos, universalizar a rede gratuita de creches e construir supermercados municipais com preços subsidiados de alimentos. Para garantir o orçamento disso, os muito ricos serão taxados.

Já o segundo eixo foi a mobilização para transformar a política. Tratou-se de uma campanha contagiante, que mobilizou 40 mil voluntários e bateu à porta de 1 milhão de casas. A arrecadação financeira teve 20 mil contribuições, a maioria de pequeno valor. Nas últimas semanas, era praticamente impossível caminhar pelas ruas de Nova York sem encontrar voluntários, em sua maioria jovens.   

Com essa força, Zohran derrotou o establishment do Partido Democrata. Trata-se de um feito inédito, semelhante à hipótese de Bernie Sanders ter vencido as prévias presidenciais que disputou em 2016 ou 2020. O adversário de Zohran era Andrew Cuomo, ex-governador, apoiado por megaempresários, inclusive trumpistas.  

O coração da campanha-movimento foi o DSA, junto a milhares de ativistas que se envolveram pela primeira vez com a política. Entre eles, muitos organizados em sindicatos e comunidades de imigrantes. É importante destacar que o DSA, embora dispute as primárias democratas, é uma organização independente, defensora da estratégia de construção de um novo partido para os trabalhadores estadunidenses.   

Assim, a vitória de Zohran revela e amplia a crise no corrupto Partido Democrata, investindo na polarização política, na firmeza programática e na mobilização. 

Por fim, sua vitória é um evidente pesadelo para Trump. A principal cidade do país poderá ser governada pela antítese da extrema-direita neofascista. Nova York, assim como Los Angeles, é uma “cidade-santuário”, historicamente protetora dos direitos dos imigrantes, embora essa condição esteja sendo ameaçada por Eric Adams, o atual prefeito que é acusado de corrupção e de ter firmado acordos com Trump em benefício próprio. 

Pode-se presumir o enfrentamento que haverá entre uma prefeitura de Zohran e a presidência de Trump, no futuro.  

A batalha, entretanto, não está encerrada, mas apenas recomeça em outro patamar. No sistema eleitoral estadunidense, após as prévias, ocorrem as eleições de fato, em novembro. No caso de Nova York, tradicionalmente, o indicado pelo Partido Democrata vence as eleições. Mas seria ingênuo esperar normalidade numa situação extraordinária.

Tanto Eric Adams quanto Andrew Cuomo ainda podem disputar as eleições por partidos alternativos. E não é descartado haver uma coalizão entre republicanos e democratas conservadores contra o candidato socialista — um caso desse tipo já ocorreu em 2021, em Buffalo (NY), após um membro do DSA vencer as prévias. 

Por outro lado, caso o establishment democrata reconheça Zohran enquanto o candidato do partido, a contraface disso será uma enorme pressão para tentar moderar o seu conteúdo programático.

Ao ativismo que ontem concluiu o feito notável de levar Zohran à vitória, as tarefas são claras. A maior delas é ampliar a mobilização até novembro e vencer as eleições, o que impactará a conjuntura nacional e internacional de enfrentamento contra Trump. Junto a isso, é previso convocar a sociedade e os trabalhadores a se mobilizarem em apoio à essência do programa de Zohran, cuja aplicação não acontecerá sem enfrentamentos de classe. Por fim, deve-se oferecer alternativas organizativas, seja no nível político — ao redor do DSA e de seu núcleo marxista — ou popular, nos bairros, sindicatos e comunidades. 

Há um mundo de oportunidades, riscos e desafios em aberto. Trata-se, agora, de trabalhar e confiar na capacidade dos socialistas de vencer novamente. 


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 30 jun 2025

Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!

É hora de lutar contra a extrema direita e lutar pela taxação dos mais ricos
Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores