PL da Soberania: Fernanda Melchionna propõe reação aos ataques de Trump contra o Brasil
img20250715202617774-1200x6-1

PL da Soberania: Fernanda Melchionna propõe reação aos ataques de Trump contra o Brasil

Projeto indica medidas sobre remessas de lucros, royalties e serviços, para enfrentar essa lógica de subordinação e afirmar nossa autonomia

Mandato Fernanda Melchionna 19 jul 2025, 08:00

Foto: Deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL RS. (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou, nesta segunda-feira (14/07), o Projeto de Lei 3.387/2025, que endurece a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em março. O PL da Soberania amplia o escopo da lei, incluindo reações nas esferas financeira e tecnológica, para reforçar a capacidade de resposta do Brasil diante de ataques como o tarifaço imposto por Donald Trump.

A proposta fortalece a ação do Executivo em três frentes:

  1. CIDE-Tecnologia como ferramenta de soberania
    Autoriza alíquotas adicionais e duradouras sobre remessas por royalties, software e serviços técnicos a países ofensores. A medida transforma a CIDE em instrumento estrutural contra a dependência tecnológica, com recursos voltados à pesquisa e inovação.
  2. IOF como reação financeira seletiva
    Prevê o uso do IOF sobre lucros, dividendos e operações financeiras vinculadas a agentes do país agressor, atingindo os canais que perpetuam a vulnerabilidade financeira do Brasil frente aos países imperialistas, em especial os EUA.
    “Se os EUA souberem que suas empresas podem ser atingidas no bolso, pensarão duas vezes antes de atacar o Brasil”, afirma Fernanda.
  3. Segurança jurídica para o governo Lula contra-atacar
    Estabelece uma base legal clara e duradoura para a aplicação das medidas, garantindo ao governo Lula instrumentos sólidos para reagir com firmeza e agilidade a agressões externas — blindando as ações contra tentativas de judicialização e sabotagem por parte da extrema direita bolsonarista.

“O tarifaço de Trump, atrelado à anistia para Bolsonaro, foi um ataque à soberania que escancarou a vulnerabilidade estrutural do Brasil — mantido refém nas esferas comercial, tecnológica e financeira. O PL da Soberania propõe uma reação articulada, com medidas sobre remessas de lucros, royalties e serviços, para enfrentar essa lógica de subordinação e afirmar nossa autonomia”, afirma Fernanda.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores