Relatório aponta aumento de denúncias de violência policial no DF
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos relata aumento de denúncias contra a PM e a Polícia Civil e expõem a impunidade que sustenta violações de direitos humanos
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal divulgou relatório que aponta crescimento das denúncias de violência policial no Distrito Federal.
De janeiro a julho deste ano já foram registradas 62 denúncias, número que supera todo o ano de 2024, quando tiveram 52 ocorrências.As principais violações relatadas são uso excessivo da força, tortura, intimidação, perseguição, racismo e o invasão de domicílio sem mandado judicial.
A Policial Militar é o maior agente agressor com 57 casos, seguido da Polícia Civil envolvida em 5 denúncias.Dados do relatório também expõem que as violações cometidas pelas forças de segurança pública do Distrito Federal têm uma trajetória crescente nos últimos 5 anos.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Fábio Felix (PSOL-DF), o relatório traz um alerta para a gravidade da situação e ressalta que a falta de punição é um fator determinante para que essas violações continuem acontecendo.
“Aqueles que deveriam resguardar direitos são os violadores dos princípios fundamentais. A CDH faz sua parte que, além de acolher as vítimas, aciona as instituições responsáveis para pedir que os casos sejam investigados mas o prognóstico é crítico e exige atuação firme de todos os setores governamentais e da sociedade civil”, enfatiza o parlamentar.
Os dados estão publicados no Portal da Transparência da CLDF, na aba Atuação Parlamentar/Direitos Humanos, em podem ser acessados no link https://www.cl.df.gov.br/web/portal-transparencia/direitos-humanos