Relatório aponta aumento de denúncias de violência policial no DF
Polícia

Relatório aponta aumento de denúncias de violência policial no DF

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos relata aumento de denúncias contra a PM e a Polícia Civil e expõem a impunidade que sustenta violações de direitos humanos

Mandato Fábio Felix 28 ago 2025, 10:31

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal divulgou relatório que aponta crescimento das denúncias de violência policial no Distrito Federal.

De janeiro a julho deste ano já foram registradas 62 denúncias, número que supera todo o ano de 2024, quando tiveram 52 ocorrências.As principais violações relatadas são uso excessivo da força, tortura, intimidação, perseguição, racismo e o invasão de domicílio sem mandado judicial.

A Policial Militar é o maior agente agressor com 57 casos, seguido da Polícia Civil envolvida em 5 denúncias.Dados do relatório também expõem que as violações cometidas pelas forças de segurança pública do Distrito Federal têm uma trajetória crescente nos últimos 5 anos.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Fábio Felix (PSOL-DF), o relatório traz um alerta para a gravidade da situação e ressalta que a falta de punição é um fator determinante para que essas violações continuem acontecendo.

“Aqueles que deveriam resguardar direitos são os violadores dos princípios fundamentais. A CDH faz sua parte que, além de acolher as vítimas, aciona as instituições responsáveis para pedir que os casos sejam investigados mas o prognóstico é crítico e exige atuação firme de todos os setores governamentais e da sociedade civil”, enfatiza o parlamentar.

Os dados estão publicados no Portal da Transparência da CLDF, na aba Atuação Parlamentar/Direitos Humanos, em podem ser acessados no link https://www.cl.df.gov.br/web/portal-transparencia/direitos-humanos


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores