Em Defesa de Vanessa Gil e da Liberdade de Expressão
Vanessa Gil

Em Defesa de Vanessa Gil e da Liberdade de Expressão

A socióloga, pedagoga e militante do MES Vanessa Gil é vítima de perseguição política por defender a causa palestina

O Movimento Esquerda Socialista (MES) manifesta seu firme repúdio à criminalização da socióloga e militante Vanessa Gil. Seu caso é mais um capítulo na tentativa de silenciar vozes que denunciam o genocídio do povo palestino e condenam as ações do Estado de Israel.

A acusação de antissemitismo é um equívoco gravíssimo e uma manipulação do aparato legal. Confundir crítica política a um Estado com discriminação religiosa é uma manobra perigosa que ameaça a democracia e a liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal.

Vanessa é uma intelectual com trajetória reconhecida na defesa dos direitos humanos, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do BDS. Criminalizá-la é criminalizar a solidariedade internacional e o direito de lutar por justiça.

A absolvição de Vanessa Gil é medida de justiça. Chamamos todos os movimentos sociais, entidades e a sociedade a se somarem nesta defesa, pela liberdade de expressão e pelo fim da perseguição aos que se levantam contra a opressão.

Pelo fim da criminalização da solidariedade!
Pela liberdade de expressão para denunciar o genocídio!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 out 2025

Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina

Uma nova situação política se gesta no horizonte, com mais polarização e choques
Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores