IFCH da Unicamp denuncia genocídio em Gaza
Instituo de Filosofia e Ciências Humanas soma-se aos apelos mundiais contra a guerra genocida na Palestina
A CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, em sua 301ª Sessão Ordinária, realizada em 3 de setembro de 2025, soma-se aos inúmeros apelos, vindos do Brasil e de toda parte do mundo, pelo fim da guerra genocida praticada pelo atual governo do Estado de Israel sobre a população na Faixa de Gaza.
Registramos também, nesse momento, nosso apoio à Flotilha da Liberdade de Gaza, na qual, entre dezenas de ativistas de todo o mundo, está Mariana Conti, vereadora de Campinas e pós-graduanda do IFCH, cujo atuação corajosa honra nossa instituto pelo seu comprometimento com esta causa humanitária.
Esperamos que iniciativas como essas possam ser acompanhadas de outras medidas na mesma direção pelas demais instâncias da universidade, como, por exemplo, o rompimento definitivo de relações acadêmicas com empresas e instituições de pesquisa que patrocinam a máquina de guerra atual de Israel.
É preciso de maneira urgente, enfim, que se encontre uma solução real capaz de por fim ao horror do extermínio físico de um povo, seja pelas bombas ou pela fome. A continuidade e a normalização dos crimes praticados por Israel não ameaçam apenas o povo palestino. Impactam, de forma desafiadora, a ideia mesma de direito à existência e à dignidade que deveriam ser o fundo comum de todos os
grupos humanos.