Nota de solidariedade à Global Sumud Flotilla
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região manifesta sua solidariedade e apoio à Global Sumud Flotilla
O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região manifesta sua solidariedade e apoio à flotilha Global Sumud, composta por ativistas de mais de 40 países que se organizam para romper, de forma pacífica, o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária ao povo palestino.
A Global Sumud reúne militantes de movimentos sociais, sindicatos, organizações de direitos humanos e representantes de parlamentos de diversos países, entre os quais brasileiras e brasileiros comprometidos com a justiça social e a solidariedade internacional — como a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL). A presença desses representantes expressa o compromisso de parcelas do povo brasileiro com a luta do povo palestino por autodeterminação, liberdade e dignidade.
A tentativa de impedir o avanço da flotilha é mais uma demonstração do caráter colonial e opressor do Estado de Israel, que há décadas mantém um bloqueio desumano sobre Gaza e intensifica a ocupação de terras palestinas na Cisjordânia. Tais ações violam frontalmente o direito internacional e visam sufocar qualquer gesto de solidariedade com a resistência do povo palestino diante do genocídio em curso.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas reafirma que a solidariedade entre os povos é um princípio histórico do movimento sindical e não pode ser criminalizada. É dever da classe trabalhadora em todo o mundo denunciar e resistir ao apartheid israelense, à limpeza étnica e às contínuas agressões que vitimam a população palestina.
Declaramos nosso apoio irrestrito à missão humanitária da Global Sumud Flotilha e a todas as iniciativas que se coloquem ao lado do povo palestino em sua luta por libertação, justiça e paz.
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região