Venezuela: repudiamos a agressão imperialista dos EUA e sua presença militar no mar do Caribe
GettyImages-2231962469

Venezuela: repudiamos a agressão imperialista dos EUA e sua presença militar no mar do Caribe

Os EUA ou qualquer outro país não tem o direito de intervir nos assuntos internos do povo venezuelano

Comissão Internacional do MES 9 set 2025, 09:28

A pretexto de combater o narcotráfico os Estados Unidos descolou um enorme contingente militar para o Mar do Caribe. A frota está, estrategicamente, localizada na cidade do Panamá. País localizado a poucos quilômetros da Venezuela e que a poucos meses firmou um protocolo de entendimento que permite aos norte americanos, instalar bases militares em seu território para de lá desatar operações militares ao sul do continente.

Esta é a maior ameaça norte-americana à soberania da Venezuela, desde 11 de abril de 2003. Quando em uma conspiração, com o Departamento de Estado dos EUA, a cúpula das forças armadas e a elite política da Venezuela, orquestraram o sequestro de Hugo Chaves e uma tentativa fracassada de golpe de Estado.

Denunciamos mais esta tentativa de golpe por parte do Governo Imperialista de Donald Trump contra a autodeterminação do povo venezuelano.

A Comissão Internacional do MES, vem a anos denunciando o giro autoritário de Nicolás Maduro, a repressão aos movimentos e partidos de esquerda e os movimentos sindicais e populares em suas mobilizações por democracia e melhores condições de vida. Denunciamos as intervenções oficialistas nas organizações de esquerda como foi o caso do PCV e a criminalização dos protestos sociais e dos movimentos dos trabalhadores.

Contudo, entendemos que nem os EUA ou qualquer outro país, não tem mandato de polícia do mundo e não tem o direito de intervir nos assuntos internos do povo venezuelano. Os trabalhadores tem o direito a, soberanamente, exercer seu direito à autodeterminação e combater e derrotar o regime autoritário de Maduro.

Rechaçamos o argumento de combate ao narcotráfico, que durante décadas, foi utilizado para tentar legitimar a ingerência norte americana na colômbia e que agora pretende aplicar a Venezuela e fazemos um chamado a esquerda mundial a denunciar esta agressão imperialista contra o povo venezuelano.


TV Movimento

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores