Ameaças de massacre na UFSM revelam avanço do ódio da extrema direita contra a diversidade
UFSM

Ameaças de massacre na UFSM revelam avanço do ódio da extrema direita contra a diversidade

Mensagens violentas contra negros, mulheres e LGBTs mobilizam comunidade universitária e lideranças do PSOL; reitoria aciona forças de segurança e cobra investigação rigorosa

Tatiana Py Dutra 8 out 2025, 10:04

Foto: Divulgação

A comunidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) viveu dias de tensão após ameaças de massacre enviadas por e-mail a diversos setores da instituição, no último domingo (5). As mensagens – com conteúdo violento, racista, machista e LGBTfóbico – mencionavam ataques direcionados a estudantes negros, LGBTs e feministas, reacendendo o alerta sobre o avanço do discurso de ódio e da violência política dentro e fora dos espaços de ensino.

A Reitoria da UFSM reagiu imediatamente, acionando a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, além de reforçar as rondas de vigilância nos campi. Em nota oficial, o reitor Luciano Schuch assegurou que o gabinete “segue atento às respostas das autoridades competentes” e pediu que a comunidade acadêmica não se deixe levar por fake news, reforçando que as atividades seguem mantidas.

“Ontem (05), vários setores da UFSM receberam e-mail com ameaças à comunidade. Tão logo recebeu o e-mail, a Universidade Federal de Santa Maria acionou as forças de segurança e reforçou as rondas nas áreas dos campi”, diz o comunicado.

A gravidade das ameaças mobilizou parlamentares, entidades e movimentos sociais. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) denunciou o caso como um ataque orquestrado por extremistas de direita, que tentam disseminar o medo entre estudantes e servidores.

“Diversos setores da UFSM receberam e-mails intimidatórios, com ameaças de massacre contra estudantes LGBTQIA+, negros e negras e feministas. Isso é um absurdo completo e não pode ser tratado com normalidade”, afirmou Melchionna, exigindo investigação urgente e punição dos responsáveis.

A vereadora Alice Carvalho (PSOL), a mais votada de Santa Maria, também repudiou as ameaças e alertou para a influência crescente do bolsonarismo e dos discursos de ódio sobre a vida pública.

“As ameaças recebidas contra a comunidade acadêmica da UFSM evidenciam o quanto o pensamento da extrema direita tem se disseminado na sociedade, estimulando ataques a grupos minorizados. São negras e negros, indígenas, mulheres, LGBTs e militantes de esquerda que se tornam alvo dessa intolerância”, afirmou Alice.

Além das lideranças do PSOL, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ex-presidente do DCE da universidade, se solidarizou com a comunidade acadêmica e declarou estar à disposição da reitoria.

“Não vamos aceitar qualquer tipo de intimidação de grupos violentos que acham que vão nos calar com discurso de ódio e intolerância”, disse.

Reações 

As entidades universitárias também se manifestaram com firmeza. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) publicou nota denunciando que o alvo dos criminosos são os corpos que simbolizam a diversidade e a resistência dentro da universidade.

“É a reação do ódio à nossa presença, uma presença que não foi dada, mas conquistada com luta. Querem nos silenciar porque nossa existência é a prova de que o projeto deles fracassou. Mas nosso pacto com a vida é mais antigo”, afirmou o texto.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) reforçou o tom de resistência:

“A quem acha que irá nos causar medo através de covardes ameaças ou tentativas de intimidação, não terá sucesso. Graças às lutas que travamos, a UFSM vem há décadas se pintando de povos – e é isso que seguiremos defendendo.”

As ameaças à UFSM não são um caso isolado. Desde 2018, universidades públicas em todo o país têm sido alvo de ofensivas ideológicas de grupos bolsonaristas, que tentam deslegitimar o ensino público, perseguir docentes e censurar o debate político e social. As recentes mensagens de ódio em Santa Maria evidenciam o perigo dessa escalada autoritária.

Ao acionar as forças de segurança e articular com parlamentares comprometidos com a democracia, a reitoria da UFSM demonstra responsabilidade e firmeza diante da intolerância. Já as manifestações de Fernanda Melchionna e Alice Carvalho reforçam que defender as universidades é defender o direito à diversidade, à liberdade de expressão e à vida – valores que o autoritarismo insiste em ameaçar, mas que a comunidade acadêmica seguirá protegendo com coragem e solidariedade.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores