Caso Mariana Ferrer escancara misoginia no Judiciário

Jornal The Intercept divulgou vídeo em que jovem foi humilhada por advogado de André de Camargo Aranha; promotor pediu a absolvição do empresário alegando possível ausência de dolo na conduta, o que caracterizaria “estupro culposo”.

Equipe Sâmia Bomfim 3 nov 2020, 19:40

O caso da modelo Mariana Ferrer teve mais um triste capítulo nesta terça-feira, 3 de novembro. O jornal The Intercept divulgou a gravação da audiência na qual o advogado de André de Camargo Aranha – empresário acusado de estuprar Mari, humilhou a influenciadora.

O desfecho dessa situação é ainda pior. O promotor do caso pediu a absolvição do empresário alegando não existir provas de que o empresário teria agido com dolo, o que caracterizaria um “estupro culposo”, quando não há intenção de estuprar. Essa definição não existe na legislação brasileira.

Todos esses fatos mostram o quanto o machismo e a misoginia influenciam as tomadas de decisão nas instituições brasileiras, como o Judiciário. É revoltante ver a vítima sendo humilhada pelo advogado, que, sem o menor pudor, mostra fotos pessoais de Mariana que não estão ligadas ao caso.

O mandato da deputada Sâmia Bomfim tem acompanhado o caso. Em setembro, encaminhamos uma denúncia à Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados com um dossiê das inconsistências da investigação e solicitamos encaminhamentos.

Graças à iniciativa do mandato, a Procuradoria oficiou o Governo de Santa Catarina, o Procurador Geral do Estado de Santa Catarina, o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina e o Ministério da Justiça. Todos estão prestando esclarecimentos à Câmara dos Deputados. Além disso, a procuradoria acionará a OAB, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça, além do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

“Não podemos aceitar a naturalização desse crime tampouco achar normal que um promotor defenda a absolvição de uma pessoa que está sendo acusada de um crime com uma justificativa que não existe no Código Penal Brasileiro. Hoje, a Mari Ferrer está sendo vítima dessa decisão, amanhã pode ser outra mulher e depois outra. Não vamos permitir que a misoginia paute as decisões judiciais acerca de crimes contra as mulheres”, afirma Sâmia Bomfim.

Em São Paulo, está sendo chamada manifestação por justiça para Mariana Ferrer, contra a cultura do estupro e a misoginia do judiciário. Será no domingo (8/11), às 14h em frente ao MASP.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão