II Congresso Nacional do Novo Peru
Reprodução

II Congresso Nacional do Novo Peru

Corrente socialista iniciou os trabalhos de seu II Congresso Nacional.

Jorge Escalante 5 out 2021, 17:27

Hoje, sexta-feira 1º de outubro, iniciamos os debates de nosso II Congresso Nacional no Novo Peru.

A situação nacional nos obriga a discutir estratégias e táticas para avançar neste processo de mudança histórica, aberto a partir do triunfo popular que Pedro Castillo conseguiu para o governo. Em meio a este contexto, realizaremos nosso II Congresso Nacional onde as contribuições de nossos líderes e da militância nos fornecerão coletivamente uma orientação para que, com nossa intervenção, o Novo Peru desempenhe um papel importante.

Também servirá para reafirmar nossa estratégia como parte, atualizar nosso programa e continuar a construir nossa organização de forma plural e confluente.

Demos um grande salto nos últimos anos, atingimos 30.000 membros e devemos continuar a crescer desta forma, fortalecer uma alternativa para enfrentar os grupos de poder e seu modelo neoliberal, no âmbito internacional continuar a buscar vínculos com organizações semelhantes para lutar contra o sistema capitalista e levar adiante nossa segunda independência como um gesto continental.

Neste sentido, nossa organização tem grandes desafios e objetivos como parte deste processo. Uma delas é conseguir o referendo para uma Assembleia Constituinte democrática, popular, plurinacional e com paridade para mudanças estruturais e fundamentais, no calor de dar respostas à emergência imediata, como continuar a vacinação contra a pandemia, lutar pela saúde universal, segunda reforma agrária, etc.

A unidade na luta é mais chave do que nunca para fechar o caminho para saídas autoritárias pró-fascistas que estão obstruindo o sentimento de mudança popular, buscando as condições para desocupar o Castillo e assim continuar com 30 anos de corrupção, saqueando nossa energia e recursos naturais, com o abuso e a lógica de acumular lucros apenas para um pequeno setor da sociedade que são os grupos no poder.

Artigo originalmente publicado em Súmate. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 17 jan 2025

Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir

O acordo que põe fim ao ataque sionista contra a Faixa de Gaza é uma vitória que deve aprofundar a solidariedade à luta palestina
Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi