Ministério Público Eleitoral pede a retirada de painéis com mentiras sobre comunismo

Ministério Público Eleitoral pede a retirada de painéis com mentiras sobre comunismo

Outdoors associam ideologia com PCC enquanto listam supostas virtudes da direita.

Redação da Revista Movimento 15 ago 2022, 18:58

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul a retirada de painéis que associam a esquerda ao PCC, entre outras mentiras. Os outdoors foram instalados na lateral do edifício Caraíva, na região central de Porto Alegre, e em um prédio na Avenida Benjamin Constant, no bairro São João, também na Capital.

As peças apócrifas apresentam duas colunas, uma verde e amarela, com a bandeira do Brasil no topo, e outra vermelha, com uma foice e um martelo, simbolizando o comunismo. Abaixo, uma série de comparações distorcidas e mentirosas. Enquanto o lado verde e amarelo reúne expresões como “vida”, “bandido preso” e “valores cristãos”, o oposto traz “aborto”, “bandido solto”, e “a favor do PCC”.

No alto do painel, a frase “você decide”, faz alusão às eleições deste ano. Ao fim da mensagem, há um convite para participação das festividades do 7 de setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende mobilizar seus apoiadores com desfiles militares.

“Que disparate! A dualidade que o bolsonarismo tenta imprimir não é só hipócrita, é mentirosa e de um nível baixíssimo! A faixa, que está estendida perto da rodoviária de POA não passará batida”, reclamou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Parlamentares de esquerda registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil, fizeram representações junto ao MPE e denunciaram ao Tribunal Regional Eleitoral, por propaganda irregular e incitação ao ódio. Foi solicitada ainda uma investigação sobre quem financiou os anúncios caluniosos.

Os outdoors foram produzidos pela agência Life. Sócio da empresa, Leonardo Hoffmann – ele próprio um simpatizante de Bolsonaro – negou-se a informar o nome do contratante e a retirar as peças de um dos edifícios que, conforme o síndico, foi colocada sem autorização.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão