Manifestante é assassinado em Lima e partidos exigem a renúncia de Dina Boluarte
transferir-21

Manifestante é assassinado em Lima e partidos exigem a renúncia de Dina Boluarte

Representantes de Somos Perú, Podemos Perú e do Partido Morado expressaram sua posição após a primeira morte nas manifestações em Lima.

Revista Movimento 29 jan 2023, 12:17

Os confrontos entre os protestos pró-democracia e a Polícia Nacional Peruana da ditadora Dina Boluarte ocasionaram a morte de um manifestante em Lima, a primeira vítima da ditadura na capital após mais de 55 assassinatos nas províncias.

A extrema repressão, conforme os vídeos feitos por manifestantes da primeira linha, representa um passo importante na escalada de violência do governo Boluarte após o golpe parlamentar contra o presidente Castillo. Após inúmeras declarações absurdas sobre os assassinatos anteriores, como dizendo que “Puno não é Peru”, que houveram infiltrados bolivianos nas manifestações do sul do país ou que as mais de cinco dezenas de manifestantes foram assassinados por seus próprios pares, Dina busca confundir a oposição enquanto aumenta a violência contra a população.

A morte do primeiro manifestante em Lima, Víctor Santisteban, levou à diversos pronunciamentos contra Boluarte, figura oriunda da esquerda que se aliou ao fujimorismo e pretende manter-se no governo apesar da imensa maioria da população declarando a necessidade de novas eleições.

Representantes de Somos Perú, Podemos Perú e do Partido Morado, partidos da pequena burguesia do país, se juntaram às críticas e publicaram notas. Leia abaixo a nota do Partido Morado (em espanhol).


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 02 abr 2025

O Breque dos Apps e a contexto político nacional

A mobilização dos entregadores, a luta contra a anistia aos golpistas e outros movimentos marcam o cenário nacional
O Breque dos Apps e a contexto político nacional
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"