Congresso do SEPE RJ aprova avanços para a luta da educação no Rio de Janeiro
350349376_204844749137308_7609317078988645517_n

Congresso do SEPE RJ aprova avanços para a luta da educação no Rio de Janeiro

O Congresso de trabalhadores e trabalhadoras da educação do Rio de Janeiro deliberou importantes avanços para a categoria no estado

Redação da Revista Movimento 31 maio 2023, 16:22

Nos últimos dias 25, 26 e 27 de maio aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o XVI Congresso do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE RJ), reunindo centenas de delegados e delegadas representando as categorias de educação estadual e municipais para debate os rumos do sindicato e das lutas pela educação pública no estado.

O Congresso aconteceu em meio à greve da educação estadual do RJ, que foi declarada no último dia 17/05 e se mantém com grande adesão dos trabalhadores e trabalhadoras da educação contra as políticas de austeridade do governo Cláudio Castro. A greve luta por valorização salarial, melhores condições de trabalho e aumento do financiamento público para a educação pública fluminense.

Com diversas votações importantes em temas como a luta internacionalista, a situação nacional e estadual, a condenação do arcabouço fiscal, a aprovação de um plano de lutas, entre outras, o SEPE RJ reafirmou seu caráter democrático e combativo.

Leia o informe do sindicato sobre a plenária final:

No sábado (dia 27/5), último dia do XVI Congresso do Sepe, o evento foi aberto com uma mesa sobre a história do sindicato, com a participação de militantes que participaram das grandes mobilizações em torno da defesa da educação pública e da valorização dos profissionais, além da própria fundação da instituição, ainda nos anos 70.

Na parte da tarde foi realizada a plenária final, com a votação das propostas surgidas do resultado das discussões dos grupos de trabalho. A principal votação foi a aprovação do retorno do Sepe à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A plenária também aprovou os seguintes itens, relativos às mudanças estatutárias, entre outros:

– Três mandatos para as direções do Sepe Central, núcleos municipais e Regionais:

– Manutenção da proporcionalidade na constituição das direções do Sepe Central, núcleos e regionais;

– Criação de uma cláusula de barreira de 10% para as chapas integrarem a direção do sindicato;

– Aprovada a criação de uma comissão de ética, com os detalhes a serem definidos em assembleia estatutária;


TV Movimento

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.

Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Assista à Aula 02 do curso do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento. Acompanhe nosso site para conferir a programação completa do curso: https://flcmf.org.br.
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 11 out 2024

Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno

Um balanço do primeiro turno das recentes eleições municipais brasileiras
Sobre o resultado eleitoral do primeiro turno
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 53
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate Teoria Marxista: O diverso em unidade