Racismo de La Liga e do estado Espanhol
Vinícius Jr é vítima de racismo consentido pela La Liga e pelo Estado Espanhol
A última semana foi marcada pela violência racista e xenofóbica sofrida por Vinicius Junior, um jovem negro da cidade de São Gonçalo, que se tornou mais um de nossos grandes ícones do futebol, atualmente jogador do Real Madrid. Vini Jr. vem sofrendo desde 2021 ataques racistas na Espanha, um país que cada vez mais vemos o crescimento da extrema direita que oprime negros, imigrantes, LGBTQIA+ e mulheres. O futebol reflete o que vemos na sociedade espanhola e cada vez mais vemos o crescimento de grupos que se declaram nacionalistas e racistas e estão inseridos em grandes torcidas, como a Yomus do clube Valencia, a qual protagonizou cenas absurdas, como as que vimos no dia 21 de maio. A indignação com as cenas daquele domingo inundou as redes sociais do mundo todo, gerando manifestações, intervenções e pronunciamentos de figuras importantes de dentro e fora do futebol, além de o governo brasileiro ter dado uma importante declaração em defesa do atacante.
No dia 23/05, organizações dos movimentos negros e aliados construíram em São Paulo um ato em frente ao Consulado Espanhol que gerou impacto internacional e demonstrou a necessidade de o enfrentamento ao racismo se radicalizar. A manifestação cobrou respostas do Estado espanhol, além de lembrar que empresas como Santander, Microsoft, Puma e Panini, que patrocinam a La Liga (campeonato da primeira divisão da liga espanhola de futebol profissional entre clubes da Espanha.), precisam ser responsabilizadas.
Mas não basta agitar palavras de ordem, como “fogo nos racistas”, que é muito simbólica e mobiliza, precisamos também questionar as políticas que nos levaram até aqui. Precisamos construir fileiras que derrotem a estrutura que vira palco para que cenas como as do dia 21/05 sejam cotidianas, nas quebradas, nos estádios em todo lugar.
Pois enquanto o racismo seguir sendo patrocinado ele continuará, enquanto não pararem de relativizar o racismo, não mudaremos esse cenário. Apesar do óbvio, de estar escancarado, de todos os lados houve métodos que, ao invés de acolher Vini, pioraram a violência sofrida por ele. Por isso é de extrema importância propostas como a do Deputado Estadual do Rio de Janeiro, Professor Josemar, com a
Lei Vini Jr, Projeto de Lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio.
Punhos cerrados
Levante
Vamos com a força
Avante
Vini Junior não está só
Estamos juntos
Lutaremos
Contra o racismo
Vamos jogar e brilhar
Zumbi está em nós
Zumbi está em Vinicius