Ato em solidariedade ao povo de Jujuy acontece em São Paulo
A província argentina de Jujuy foi palco de manifestações violentamente reprimidas pelo governo local
Nesta última terça-feira, 27/06, ativistas e militantes de diversas organizações de esquerda estiveram presentes em frente ao prédio do consulado argentino em São Paulo expressando repúdio sobre a violenta repressão policial contra as manifestações populares que tiveram palco na província argentina de Jujuy.
A mobilização recente na província já dura todo o mês de junho e foi provocada pela proposta de reforma constitucional local promovida pelo governador Gerardo Morales, também presidente nacional do tradicional partido União Cívica Radical. A reforma constitucional coloca a necessidade de “aviso prévio” para a realização de manifestações na província, cujo território possui diversos conflitos fundiários e ricas jazidas de lítio, metal de crescente valorização no contexto internacional da transição energética.
As manifestações já contam com dezenas de presos e feridos. Durante a repressão também foram identificados policiais infiltrados entre os manifestantes, invasões de residências sem permissão legal e a utilização de veículos policiais sem identificação. No mesmo dia de ontem, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Argentina apresentou denúncia contra o governo local pela violência na repressão aos protestos.