PSOL e Rede fazem Moção de Repúdio à Lessa e Haddad por demissões em massa no Basa
Basa

PSOL e Rede fazem Moção de Repúdio à Lessa e Haddad por demissões em massa no Basa

Funcionários do quadro de apoio do Banco da Amazônia foram demitidos sem justa causa

6 set 2023, 09:00

Foto: Reprodução

A bancada da federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados encaminhou nesta segunda-feira (4) moção de repúdio à demissão em massa, sem justa causa, de empregados concursados do Banco da Amazônia (Basa) pertencentes ao quadro de apoio. O documento, encaminhado ao presidente do banco, Luiz Lessa, também foi apresentado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representa mais um resultado positivo das articulações realizadas pela diretoria da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (Aeba) com apoio da ex-deputada federal Vivi Reis.

No dia 25 de agosto passado, o presidente da associação, Gilson Lima, acompanhado de representantes do quadro de apoio do Basa, recebeu a ex-deputada federal e liderança do PSOL, Vivi Reis, para uma reunião na sede da Aeba, em Belém. No encontro, Vivi assumiu o compromisso de captar o apoio dos 10 deputados que compõem a bancada da Federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados para a luta contra as demissões sem justo motivo. 

A Aeba considera muito importante o apoio da bancada federal do PSOL-Rede, engrossando a luta permanente contra as demissões sem justo motivo. Enquanto existir a ameaça de desligamento de empregados públicos concursados, a mobilização continuará!

Leia, abaixo, a íntegra da Moção de Repúdio.

Senhor Luiz Lessa

Presidente do Basa – Banco da Amazônia

Moção de repúdio à demissão em massa, sem justa causa, dos empregados concursados do Banco da Amazônia

Nós, membros da bancada de Deputados Federais da Federação PSOL/Rede, vimos por meio desta expressar nossa mais profunda indignação e repúdio à recente onda de demissões de empregados concursados do Banco da Amazônia.

O Banco da Amazônia tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico da região, atuando como agente promotor de crédito e investimentos em projetos que impactam diretamente a vida das populações locais. Ao demitir funcionários de forma indiscriminada, o banco não apenas desrespeita os direitos laborais fundamentais, mas também enfraquece sua capacidade de atuação e compromete seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira.

A demissão de funcionários concursados do Banco da Amazônia é uma afronta aos princípios da estabilidade no emprego público e da valorização dos servidores que ingressaram no setor público por mérito e através de um processo seletivo rigoroso. Essa medida não só prejudica os trabalhadores diretamente afetados, mas também enfraquece a estrutura e a missão do próprio banco em sua fundamental atuação regional.

A continuidade da política de demissões sem justo motivo no setor público é incompatível com a busca pela equidade e pela valorização do serviço público, pilares fundamentais para um país mais igualitário.

Reafirmamos nosso compromisso com os princípios de justiça social, equidade e fortalecimento do setor público como meio de promover o bem-estar da população brasileira. Continuaremos vigilantes em relação a essa questão, exigindo a reversão dessas demissões e a adoção de políticas que efetivamente valorizem o serviço público e seus trabalhadores.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi