Argentina: votar em Massa contra o neo-fascista Milei

Argentina: votar em Massa contra o neo-fascista Milei

Nota do Secretariado Nacional do MES sobre as eleições argentinas

Secretariado Nacional do MES 26 out 2023, 19:24

A maioria do povo brasileiro ficou aliviada com o fato de que, no país de “nossos irmãos”, o “Bolsonaro argentino” não conseguiu ser eleito e, tampouco, chegou à frente no primeiro turno das eleições argentinas.

É relevante destacar que na maior parte da votação de Massa prevaleceu um voto democrático contra Milei, que defendeu a perversa ditadura genocida, além de um plano de liquidação do Estado e dos direitos sociais.

Portanto, não consideramos menor o resultado do primeito turno. No entanto, a candidatura da extrema-direita argentina ainda não está derrotada. Não é à toa que uma grande parte dos dirigentes de “Unidos pela Mudança” (direita liberal), terceiro colocado nas primarias, decidiu apoiar Milei no segundo turno.

De tal forma, a polarização eleitoral será entre Milei, representante na Argentina da direita neofascista que se estabeleceu em muitos países do mundo, e Massa, ministro da Economia e principal voz do governo peronista, que continuou a aplicar planos de ajuste e submeteu o país ao imperialismo.

Nesse quadro, deve-se levar em conta que a Argentina se arrasta em uma longa crise, que tem como uma de suas causas o pagamento da dívida externa expansiva, que sangrou o país, afogando a sua economia. Ao mesmo tempo, a maioria do povo e dos trabalhadores têm demonstrado um grande espírito de luta, sobretudo, nas grandes mobilizações ocorridas em 2001 do “argentinazo”, na defesa da punição e prisão de todos os militares da ditadura e, a partir desses poderosos exemplos, continuam lutando pelos seus direitos nas ruas.

Para defender legado de mobilização social e as liberdades democráticas, defendemos o voto contra Milei no segundo turno, isto é, votar em Massa, como um mal menor, sem que isso signifique que apoiemos a sua política, que será de mais austeridade e entrega do país.


TV Movimento

Palestina livre: A luta dos jovens nos EUA contra o sionismo e o genocídio

A mobilização dos estudantes nos Estados Unidos, com os acampamentos pró-Palestina em dezenas de universidades expôs ao mundo a força da luta contra o sionismo em seu principal apoiador a nível internacional. Para refletir sobre esse movimento, o Espaço Antifascista e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco realizam uma live na terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 16 maio 2024

Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade

Para responder concretamente à crise, é necessário um amplo movimento que organize a luta pelas demandas urgentes do estado
Tragédia no RS – Organizar as reivindicações do movimento de solidariedade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”